Bordalo defende bancários contra demissões durante a pandemia

O parlamentar apresentou solicitação para que o BANPARÁ suspenda a formalização de demissões e faz um apelo ao Governo do Estado para abrir diálogo com banco
Créditos/Divulgação: Pragmatismo Político

Diante do cenário de crise sanitária, o Deputado Bordalo solicitou ao Governo do Estado e a diretoria do Banco do Estado do Pará – BANPARÁ, para que nenhum trabalhador e trabalhadora do referido banco seja demitido durante a pandemia da Covid-19.

A solicitação foi feita por meio de moção protocolada à mesa diretora em sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) nesta quarta-feira (03). O documento também requer a abertura de um Plano de Demissão Voluntária – PDV para os servidores que são alvo da recente Reforma da Previdência.

Leia mais: Campanha publicitária à imunização contra covid-19 no Pará é proposta de PL na Alepa

Na tribuna do Plenário Newton Miranda, o parlamentar fez um apelo ao Governador Helder Barbalho e ao presidente do BANPARÁ para que possam rever o processo de demissões.

“Eu acho que se o governador tomar conhecimento ele poderá fazer um diálogo com o banco. O BANPARÁ está desligando mais de 40 funcionários, sabemos que a reforma previdência federal, que foi aprovado no país, impôs determinadas condições, mas em plena pandemia, no qual as famílias estão sobressaltadas e orçamentos foram profundamente atingidos, esse tipo de reestruturação devia ser adiado”, argumentou o parlamentar.

Bordalo ainda completou que existem mecanismos democráticos para tratar com tal situação e sugeriu. “Vamos abrir uma mesa de negociação. Eu estou disposto a contribuir nesse processo de diálogo do sindicato, banco e comissão de funcionários que precisam ser desligados, e discutir um programa de desligamento voluntário negociado e com prazos. A justiça teve que intervir quando poderia ter sido evitado”, afirmou.

O início das demissões ocorreriam no dia 29 de janeiro, contudo uma ação judicial, ajuizada pelo Sindicato dos Bancários do Pará e Assessoria Jurídica de um Escritório de Advocacia, concedeu liminar para paralisar as demissões.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.