O sucesso da blogosfera está intimamente ligado com a sua natureza democratizadora. Pela primeira vez, o espaço midiático tornou-se completamente acessível a todo e qualquer cidadão, independentemente da sua condição política, religiosa, econômica e social.
Neste contexto de luta de ideias – onde é preciso retesar armas contra o fascismo – a blogosfera permite o exercício da opinião para além do mainstream e é decisiva no sentido do contra-ponto ao hegemonismo dos que se pretendem donos das mentalidades.
Atento à essa linguagem e enfronhado na tarefa de localizar desaparecidos políticos na Guerrilha do Araguaia, através da condição de Ouvidor do Grupo de Trabalho Tocantins (2009/2011) e do Grupo de Trabalho Araguaia (2011/2015), ambos do governo federal, é que Paulo Fonteles Filho debruçou em relatar as vivências dessa experiência, muitas vezes enfrentando o medo, o silêncio como regra e as longas viagens com seus companheiros pelos sertões deste país profundo e desigual.
Daí surgiu ‘Araguaianas’, seu primeiro livro em parceria com o cartunista paraense Paulo Emmanuel, editado em fins de 2013, pela Fundação Mauricio Grabois (SP).
Neste processo, ainda, construíu o Comitê Paraense pela Verdade, Memória e Justiça – organização que reuniu diversas entidades e personalidades no sentido de assegurar estreita relação com os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade – e que desaguou na criação da Comissão da Verdade do Pará, importante vitória democrática dos paraenses.
Depois de quase 500 postagens – num esforço de reunir a memória da repressão política na Amazônia – e quase 80 mil visitações, sem nunca ter tirado um centavo do bolso, é que Paulo Fonteles Filho crê que é possível travar a luta militante em alto nível, embandeirado pelas luzes da democracia, das liberdades públicas e do socialismo.
O Blog de Paulo Fonteles filho completa cinco anos de pesquisas, lutas e ideias repaginado, em forma de revista. Parabéns companheiro !