NOTA|Repúdio aos ataques de garimpeiros nas aldeias Munduruku em Jacareacanga-PA

Foto/Divulgação: Jackson Dias

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (CDHDC-Alepa), através de seu Presidente, o deputado Bordalo (PT) manifesta repúdio ao ataque violento, sofrido por indígenas da etnia Munduruku, no início da tarde de ontem (26.05), na aldeia Fazenda Tapajós, em Jacareacanga, no sudoeste do Pará, onde várias casas em que estavam as principais lideranças, foram incendiadas por um grupo de garimpeiros armados.

O ato, com características terroristas, não é um fato isolado, motivo pelo qual o Supremo Tribunal Federal, através de decisão em caráter liminar do Ministro Luís Roberto Barroso, na Ação de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 709 TPI / DF, determinou que o Governo Federal garanta a proteção dos indígenas das etnias Munduruku e Yanomami.

Sabemos que os povos indígenas são guardiões da floresta, assim, são contra ações que ameaçam a preservação da natureza, a biodiversidade e seu funcionamento harmonioso.

Assim, é necessário que medidas de proteção da vida desses povos sejam garantidos, nesse sentido apoio as ações da Força Nacional e do Governo Paraense, que estão dando amparo necessário, no intuito de coibir a violência e proteger a integridade dos indígenas!


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Skip to content