NOTA – Bancada do PT na Alepa sobre Lei de Terras – PL 29/2019

Sem categoria

A bancada do PT esteve em reunião com o governador Hélder Barbalho e entidades da luta pela terra sobre a configuração final da nova Lei de Terras do Pará, na segunda-feira, primeiro de julho.

Foram apresentadas democraticamente pela bancada as ponderações acerca do PL n°129/2019 que alterado na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) levantou dúvidas quanto as salvaguardas já obtidas pela sociedade no combate a grilagem em nosso estado.

Essas ponderações espelham as preocupações de entidades como a FETAGRI, MST, MAB, CPT, MPA, SDDH e mais de sessenta organizações sociais subscritoras de uma manifestação que elencou, com argumentos jurídicos, dispositivos que deveriam ser vetados.

Diante da Nota Técnica da bancada do PT e da manifestação das entidades o governador afirmou seu compromisso com o caráter público das Florestas Paraenses; a não criminalização de movimentos sociais e militantes da luta pela terra e sua firme intenção de combater a grilagem em todas as suas formas, sem permitir que a nova lei se preste a ressuscitar títulos podres.

Esse compromisso do governador se materializou com o veto de dispositivos, com a sinalização de decretos que restrinjam interpretações divergentes do sentido da lei, que é o reconhecimento da posse legítima baseada na ocupação mansa e pacífica, de boa fé e que garanta a função social da propriedade.

 

Também obtivemos do governador o compromisso de ampliar as competências do Grupo de Trabalho de Estudos e Ações de interesse Fundiário do Pará para avançar em futuras regulamentações.

Devemos registrar que desde que o Partido dos Trabalhadores deixou o governo do Estado, não havia sido aberto um canal de diálogo efetivo com os movimentos sociais do campo.

A nova lei trás avanços significativos em políticas agrárias abandonadas pelo governo passado, possibilitando a retomada de assentamentos extrativistas e quilombolas o que consideramos essencial para garantir direitos às populações tradicionais em nosso estado.

O episódio da aprovação da Lei de Terras sinaliza que o governo tem compromisso em melhorar seus mecanismos de escuta da sociedade e tem na pessoa do governador o filtro sensível que impedirá que injustiças sejam cometidas.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.