Lupa na pesquisa do Ibope/PA

Blog do Bordalo 03519107400
Está absolutamente viciada a pesquisa Ibope sobre as eleições no Pará, que foram divulgadas esse fim de semana, que aponta a estranha “vitória” do ex-governador Simão Jatene.

Para começar porque, segundo a imprensa, é a única pesquisa a identificar um cenário de vitória do tucano. As outras, havidas como “internas”, mas devidamente “vazadas”, sempre mostraram outra coisa: Jáder na liderança, seguido da governadora em situação de empate técnico. Jatene na rabeira. Qual fato relevante, além da entrega dos Kits Estradas, da inauguração da indústria do Biodiesel e do Ação Metrópole, poderia ter alterado o quadro?

Depois, os cenários pesquisados não estão postos. Por exemplo, há um em que Jatene aparece com 25%, Jáder Barbalho com 24%, a governadora Ana Júlia com 23% e Valéria Pires com 12%. Ora, mas Jáder já declarou sua opção pelo senado e Valéria jamais se apresentou à disputa, também dando sinais nítidos de que concorrerá à Câmara Alta. Então, Jatene 25% x 23% da governadora, que é o que resta, já está metodologicamente comprometido.

Em outro cenário, com Jatene fora (?), Jáder aparece com 26%, a governador acom 23%, Almir Gabriel com 21% e Valéria com 14%. Mas, Jatene está dentro e Jáder fora, caso idêntico de Almir. Esse é o cenários mais inválido de todos. Em outro, que poderia ser mais próximo do real, com Valéria fora, Jatene soma 33%, Ana Júlia 27% e Jader 25%. Só que, repito, com a saída de Jáder, o quadro se compromete. Para ter alguma credibilidade, teríamos que conhecer como se comporta o eleitor do líder do PMDB sem ele na disputa, ainda que havendo outro nome peemedebista.

Os contextos mais atrozes e surreais se dão nas projeções de segundo turno. Numa delas, segundo o blog Espaço Aberto, “o tucano, com apoio do PMDB de Jader, vence Ana Júlia por 46% a 37%”. Só que o PMDB é Dilma e estará com o PT no segundo turno paraense, já tendo descartado acordo, pelos acertos nacionais, com o PSDB. Portanto, não vale.

Agora, preste atenção leitor, não estou querendo dizer que a governadora hoje ganharia a eleição com facilidade e no primeiro turno. Há uma disputa dura, de projetos, de perfis, que será travada e definirá o vencedor. Por isso, no único cenário que pode ser considerado, que é um de segundo turno, que mostra vitória de Jatene contra a governadora (45% a 35%), ainda que o PMDB apoiasse o PT, é o que disse sempre aqui no blog: vamos reverter, como estamos melhorando muito na região metropolitana especialmente, enquanto nomes e números das realizações do Governo Popular vão aparecendo. No quesito Comparação destes com os últimos quatro anos – os de Jatene justamente! – o PSDB perde.
A verdade é que a única coisa que a pesquisa mede é a viabilidade eleitoral de Valéria Pires. Não para disputar, mas para o DEM poder saber sua margem de negociação pré-eleitoral.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

  1. Durmam com essa postagem tucanos!
    Êta Bordalada da peste!

    Permalink
  2. É evidente pro Vic 'vender' mais vantajosamente a Valéria em qualquer das chapas porque o que vale é sobreviver, né Vic?

    Permalink
  3. Não tem nada pro Jatene, isso é pesquisa de encomenda e vindo do Vic mais supeita ainda. Ele quer é extorquir os caras que podem abrigar ele porque não vai com a cara do Simão. Aí vale até pesquisa onde o pescador aparece na frente.

    Permalink
  4. Colocando boi no meio da pesquisa pra alterar o resultado até eu fico em primeiro po!

    Permalink
  5. o vic só gastou dinheiro. essa pesquisa não vleu de nada. ele pensa que a gente não pensa.

    Permalink
  6. A melhor parte do teu post é quando você afirma que "estamos melhorando muito na região metropolitana", me fez rir a tarde toda…deve estar melhorando no quintal da tua casa….quero te ver chorando em outubro…vc e a quadrilha toda!!

    Permalink

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.