NOTA DE RPÚDIO

João Freitas, morto por dois homens brancos no Carrefour de Porto Alegre

No dia da Consciência Negra, a morte de Leila Arruda e João Freitas, chocam e transparecem o racismo estrutural no país

O Deputado Bordalo (PT-PA) manifesta repúdio ao assassinato de João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos,  espancado e morto por dois homens brancos em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na noite de quinta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra, celebrado nesta sexta-feira (20).

As cenas de espancamento foram gravadas e ocorreu em uma unidade do supermercado Carrefour e exibem imagens de um ato brutal. De acordo com o Atlas da Violência 2020, os casos de homicídio de pessoas negras (pretas e pardas) aumentaram em 11,5%, de 2008 a 2018, enquanto a de não negros caiu 12%. Um dado que apenas reforça e deixa transparecer o racismo estrutural que ainda perdura no país. 

Ainda segundo a pesquisa, ao todo, os negros somam 75,9% dos brasileiros assassinados no período analisado. Mortes de mulheres e jovens lideram os casos. 

Em 2018, os homicídios foram a principal causa das mortes da juventude masculina negra, representando 55,6%. No mesmo ano 4.519 mulheres foram mortas no Brasil, o que significa que uma mulher é morta a cada duas horas no país. 

Ainda ontem o parlamentar tomou conhecimento do bárbaro assassinado de Leila Arruda, 49 anos, filiada ao Partido dos Trabalhadores e que concorreu ao pleito na eleição municipal de Curralinho à Prefeitura. Leila era uma mulher negra, marajoara e foi vítima de feminicídio pelo ex-marido, Boaventura Dias, conhecido como “Boa”, que não aceitava a separação, ocorrida há três anos. Leila foi brutalmente assassinada a pauladas e facadas na porta de casa. 

No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o Deputado Bordalo expressa indignação aos dois casos de violência e se solidariza neste momento de dor às famílias de Leila Arruda, companheira de lutas do parlamentar, e de João Freitas. 


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.