Bordalo pede que Renato Chaves esclareça sobre demora na realização dos exames de necropsia em Belém

Além do sofrimento do luto, familiares reclamam que não recebem nenhuma explicação sobre os motivos da demora
Foto: Reprodução Agência Pará

O Deputado Estadual Bordalo (PT-PA) apresentou requerimento solicitando à Secretaria de Estado de Saúde Pública e ao Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPC) esclarecimentos sobre os motivos de suposta demora na realização dos exames de necropsia na capital. O documento foi protocolado junto à mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) nesta terça-feira (24) em sessão ordinária.

O parlamentar recebeu denúncias de familiares, que perderam recentemente entes queridos que estão enfrentando, além do sofrimento pela perda, a angústia da espera para a liberação dos corpos no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, em Belém. A espera, em muitos casos, se entende por mais de vinte quatro horas, tendo como agravante o fato de os familiares não recebem nenhuma explicação sobre os motivos dessa demora.

Leia mais: Deputado Bordalo faz apelo para manter o Colégio do Carmo em atividade

Bordalo destaca no requerimento “esclarecer como funciona os plantões de médicos legistas, de quem é a responsabilidade pelas autópsias, quais os motivos da demora na liberação dos corpos e quais estratégias vêm sendo adotadas para resolver o problema”.

No site do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, em matéria publicada em 14 de outubro de 2020, é informado o Centro realiza de seis a oito atendimentos diariamente. Ainda segundo a matéria o Diretor do Instituto Médico Legal (IML) Hintos Barros Júnior, explica que “(…) exames necroscópicos, por serem realizados em cavidades, necessitam de uma iluminação boa. A Associação Brasileira de Medicina Legal recomenda realizá-los de dia, motivo pelo qual só realizamos no período de 7 às 19h no máximo”.

A solicitação do parlamentar será levada ao conhecimento da Casa Civil, do Conselho Regional de Medicina e do Sindicato dos Médicos.

Com informações: Site do CPC


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Tamanho da Fonte