Por Zé Dirceu, no blog dele
Começa hoje, em Porto Alegre e em mais cinco cidades da região metropolitana da capital gaúcha, a 10ª edição do Fórum Social Mundial (FSM), o mais importante evento popular promovido nos últimos anos na luta contra o neoliberalismo.
Saúdo os milhares de participantes do evento e transmito minha expectativa e torcida para que o encontro mobilize outra vez a juventude de todo o mundo na luta pelas mais nobres causas da humanidade, como a igualdade e a justiça, o combate à fome, ao desemprego e à guerra e pela prevalência do respeito aos direitos humanos.
Em suas 10 versões, o FSM jogou um papel nacional e internacional da maior importância nos momentos em que se precisou deter o avanço e a hegemonia do neoliberalismo, fazendo-o não apenas como consciência crítica mas como um amplo e poderoso movimento contra os símbolos do capitalismo financeiro internacional – o FMI, a OMC e o G-8.
FSM desse ano pode ser novo marco de luta
Fundado e instalado pela primeira vez em Porto Alegre em 2001, o FSM recebeu sempre todo apoio do PT e da CUT, de nossos governos, parlamentares e militância, funcionando em particular em toda a América Latina como um catalisador da oposição às políticas econômicas neoliberais.
Não se pode, nem se deve esquecer, ainda, que o FSM contribuiu (e muito) para o avanço democrático e as vitórias eleitorais das forças populares de esquerda em nossos países e para as mudanças dos modelos econômicos da região.
Sua volta a Porto Alegre agora, uma década depois de ali ter se realizado o primeiro encontro, deve ensejar um amplo e objetivo balanço das vitórias da esquerda e dos movimentos contra o neoliberalismo no continente.
Pode e deve ser, também, um novo marco na retomada das lutas, agora numa conjuntura de grave crise do capitalismo exposta pela grande crise econômica internacional de 2008, a maior do último século.
Legal deputado. Espero ver no teu blog um acompanhamento igual ao que o Puty prometeu no dele. Vamo ver quem faz mió!
Permalink