Reprodução / Site EBC |
A Comissão de Saúde e a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, presididas respectivamente pelos deputados estaduais Jaques Neves (PSC) e Carlos Bordalo (PT), realizam, no próximo dia 11/06, uma Audiência Pública para debater o problema da Hanseníase no Pará e o combate ao preconceito sofrido por pessoas atingidas pela doença.
O evento contará com a presença de representantes do governo do Estado, da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e demais entidades e pessoas interessadas pelo tema.
O aumento no número de casos de hanseníase entre pessoas com menos de 15 anos de idade no Pará é um dos fatores que levam o Parlamento paraense a debater o assunto. No último dia 13, representantes do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) foram recebidos no Estado para colher dados sobre o assunto. O Pará será um dos três entes da Federação incluídos no relatório que a ONU está elaborando sobre o tema.
As duas Comissões realizaram diligências nas duas ex-colônias que abrigaram pessoas acometidas pela doença no Pará: ex-colônia do Prata (Igarapé-Açu) e ex-colônia em Marituba. A visita contribuiu com dados técnicos para subsidiar o relatório elaborado pela ONU.
Os dados, depoimentos e propostas colhidos durante a Audiência Pública do próximo dia 11 serão levados pela Comissão de Saúde da Alepa, por meio do presidente Dr. Jaques Neves, à presidência da Alepa e também ao governo do Estado, via Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.
Hanseníase – Conhecida antiga (e pejorativamente) como Lepra, a hanseníase é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo território nacional. Possui como agente etiológico o Micobacterium leprae, bacilo que tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, e atinge principalmente a pele e os nervos periféricos. A capacidade de ocasionar lesões neurais, dando à doença alto poder incapacitar pessoas, é a principal causa de estigma e discriminação às pessoas vítimas. O Brasil ocupa a 2ª posição do mundo em registros de novos casos.
Serviço:
Data: 11/06
Horário: 14hs
Local: Auditório João Batista-Alepa
Texto: Joice Ribeiro, assessora de comunicação do deputado Dr. Jaques Neves