Casa lotérica será reativada em Concórdia do Pará, após reunião com representantes da Caixa

Economia

Além da reativação da casa lotérica* um estudo de viabilidade para abertura de uma segunda lotérica em Concórdia do Pará será elaborado pela Caixa, sendo este um dos resultados obtidos durante reunião realizada nesta terça-feira (01/10), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), com o deputado Bordalo, representantes da Caixa Econômica Federal, a vice-prefeita, Elisângela Celestino e os vereadores da Câmara municipal, entre eles Marcos Amaral, propositor e mobilizador da proposta para instalação de agência bancária, pauta da reunião.

De acordo com Amaral existem cerca de cinco mil famílias que recebem o Bolsa Família. Sem uma casa lotérica ou um banco da Caixa elas precisam se deslocar para cidades mais próximas para receber o benefício social. “Esse deslocamento interfere no orçamento de uma família beneficiária e ao mesmo tempo o recurso que elas poderiam aplicar no comércio em Concórdia fica em outra cidade”, esclarece.

Um dos avanços da articulação dos mandados do deputado Bordalo, Beto Faro e Dilvanda Faro, juntamente com o legislativo e executivo do município, é a reinstalação da casa lotérica, que vinha em processo para reabertura tratada pela empresária que administra o empreendimento*. Segundo o representante da Caixa Econômica Federal, Márcio da Silva Saraiva, a previsão é que o posto da lotérica volte a funcionar em duas semanas. Ele ainda se comprometeu que a Caixa realizará um estudo de viabilidade econômica para abertura de uma segunda casa lotérica na cidade e como proposta para melhor atender as famílias que recebem o Bolsa Família, Saraiva sugeriu como opção o cadastramento de empresários e comerciantes locais interessados em serem representantes da Caixa como correspondentes bancários transacionais. O estabelecimento poderá realizar os mesmos serviços prestados na lotérica, com exceção dos jogos.

Encaminhamentos

A Câmara Municipal, representada pelos vereadores Marcos Amaral, Elias Santana, José de Queiroz, Antônio Lopes, Paulo Paiva, Valentim, Francisco Félix, Fábio Araújo e Junior Martins, apresentará a proposta ao setor produtivo e comerciantes locais, em data e local ainda a ser definidos.

Para Bordalo, que preside a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da ALEPA, Concórdia do Pará apresenta condições econômicas para que seja instalado um estabelecimento bancário da Caixa. O município se destaca como um grande polo na região do vale do Acará por concentrar fluxo de cargas e pessoas; empresas e indústrias – com destaque ao plantio do dendê – trabalhadores assalariados rurais, do funcionalismo público e famílias atendidas por programas sociais.

“A caixa não é somente um banco. Ela cumpre um papel que carrega consigo programas habitacionais, financiamento imobiliário; aproxima agentes econômicos. É mais que um banco. É uma agência de desenvolvimento”, analisa.

Por mais atrativos econômicos que o município possa oferecer o parlamentar ponderou que a instalação de uma agência é um projeto de longo prazo, “não se faz da noite para o dia”. A Prefeitura, representada pela vice, Elisângela Celestino, irá elaborar um estudo de longo prazo expondo os motivos para justificar a necessidade de um estabelecimento da Caixa no município.

E para atender de forma imediata a população de Concórdia do Pará, Bordalo enviará um oficio à Caixa e ao Banpará para que seja elaborado um estudo de viabilidade para que o banco do Estado possa ser agente financeiro da Caixa, visto que funciona uma agência do Banpará no município.

* Atualização em 02/10/2019 às 09:41 para acréscimo de informações


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.