Casa lotérica será reativada em Concórdia do Pará, após reunião com representantes da Caixa

Sem categoria

Além da reativação da casa lotérica* um estudo de viabilidade para abertura de uma segunda lotérica em Concórdia do Pará será elaborado pela Caixa, sendo este um dos resultados obtidos durante reunião realizada nesta terça-feira (01/10), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), com o deputado Bordalo, representantes da Caixa Econômica Federal, a vice-prefeita, Elisângela Celestino e os vereadores da Câmara municipal, entre eles Marcos Amaral, propositor e mobilizador da proposta para instalação de agência bancária, pauta da reunião.

De acordo com Amaral existem cerca de cinco mil famílias que recebem o Bolsa Família. Sem uma casa lotérica ou um banco da Caixa elas precisam se deslocar para cidades mais próximas para receber o benefício social. “Esse deslocamento interfere no orçamento de uma família beneficiária e ao mesmo tempo o recurso que elas poderiam aplicar no comércio em Concórdia fica em outra cidade”, esclarece.

Um dos avanços da articulação dos mandados do deputado Bordalo, Beto Faro e Dilvanda Faro, juntamente com o legislativo e executivo do município, é a reinstalação da casa lotérica, que vinha em processo para reabertura tratada pela empresária que administra o empreendimento*. Segundo o representante da Caixa Econômica Federal, Márcio da Silva Saraiva, a previsão é que o posto da lotérica volte a funcionar em duas semanas. Ele ainda se comprometeu que a Caixa realizará um estudo de viabilidade econômica para abertura de uma segunda casa lotérica na cidade e como proposta para melhor atender as famílias que recebem o Bolsa Família, Saraiva sugeriu como opção o cadastramento de empresários e comerciantes locais interessados em serem representantes da Caixa como correspondentes bancários transacionais. O estabelecimento poderá realizar os mesmos serviços prestados na lotérica, com exceção dos jogos.

Encaminhamentos

A Câmara Municipal, representada pelos vereadores Marcos Amaral, Elias Santana, José de Queiroz, Antônio Lopes, Paulo Paiva, Valentim, Francisco Félix, Fábio Araújo e Junior Martins, apresentará a proposta ao setor produtivo e comerciantes locais, em data e local ainda a ser definidos.

Para Bordalo, que preside a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da ALEPA, Concórdia do Pará apresenta condições econômicas para que seja instalado um estabelecimento bancário da Caixa. O município se destaca como um grande polo na região do vale do Acará por concentrar fluxo de cargas e pessoas; empresas e indústrias – com destaque ao plantio do dendê – trabalhadores assalariados rurais, do funcionalismo público e famílias atendidas por programas sociais.

“A caixa não é somente um banco. Ela cumpre um papel que carrega consigo programas habitacionais, financiamento imobiliário; aproxima agentes econômicos. É mais que um banco. É uma agência de desenvolvimento”, analisa.

Por mais atrativos econômicos que o município possa oferecer o parlamentar ponderou que a instalação de uma agência é um projeto de longo prazo, “não se faz da noite para o dia”. A Prefeitura, representada pela vice, Elisângela Celestino, irá elaborar um estudo de longo prazo expondo os motivos para justificar a necessidade de um estabelecimento da Caixa no município.

E para atender de forma imediata a população de Concórdia do Pará, Bordalo enviará um oficio à Caixa e ao Banpará para que seja elaborado um estudo de viabilidade para que o banco do Estado possa ser agente financeiro da Caixa, visto que funciona uma agência do Banpará no município.

* Atualização em 02/10/2019 às 09:41 para acréscimo de informações


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.