Bordalo solicita tombamento da estação de trem em Mirasselvas

O deputado Bordalo esteve no Distrito de Mirasselvas em diligência com o diretor de patrimônio da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult), Helder Moreira, para verificar o estado da estação.
Foto: Ascom Bordalo / Lilian Campelo

Na semana em que comemora-se o dia nacional do patrimônio, a Estação de Trem Belém-Bragança do Distrito de Mirasselvas, situado em Capanema, poderá ter tombada a antiga Estação de Trem da Estrada de Ferro Belém – Bragança. A iniciativa é do deputado Bordalo (PT) que apresentou nesta terça-feira (17), na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), uma moção solicitando ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura – SECULT, o reconhecimento da histórica Estação.

A Estrada de Ferro é um marco para a história do Pará, começou a ser construída em 1883 e em 1884 foi inaugurado seu primeiro trecho, de 29 quilômetros, entre São Brás e Benevides. Em 1885, a ferrovia de Bragança ganhou outros 29 quilômetros e atingiu a localidade de Itaqui, próxima a Castanhal, mas, as obras de construção ficariam paralisadas até 1901.

placa sobre a estrada de ferro belém bragança
Placa sobre a Rota Turística Belém-Bragança – Ascom Bordalo/Lilian Campelo

Desde de 2009, o deputado Bordalo empreende esforços para garantir a reforma e revitalização da antiga Estação de trem da Estrada de Ferro Belém – Bragança, inclusive, em 2010 aportou recursos por emenda parlamentar que visavam custear as obras necessárias apontadas à época pela SECULT. Mesmo após 11 anos da iniciativa do parlamentar, somente agora, no governo atual, a Estação finalmente passará pela reforma e revitalização, o que demonstra o compromisso dessa Gestão com o nosso patrimônio histórico.

O deputado Bordalo, na última quinta-feira (12) esteve no Distrito em diligência com o diretor de patrimônio da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult), Helder Moreira, para verificar o estado da estação.

Na visita foi constatado o abandono e deterioração da estação ferroviária, paredes com infiltrações, muita umidade e mofo; madeira do teto com cupim, falta de telhas e em algumas salas sem janelas.

A restauração da antiga estação de ferro se dá por meio de um projeto apresentado pelo parlamentar em seu primeiro mandato. Contudo, naquele momento o Governo não deu prosseguimento. Em agosto deste ano o vereador Fabrício Xavier de Capanema solicitou ao deputado que o projeto fosse resgatado. O parlamentar então, por meio de moção, encaminhou a solicitação de resgate do projeto à Secult.

A moção  foi encaminhada ao conhecimento do Governo do Estado, à Prefeitura de Bragança e Capanema e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

É de autoria do parlamentar a Lei Nº 7.277/2009 que determina o Distrito Mirasselvas como estância turística para o Estado do Pará. Na época, o deputado realizou uma audiência pública na Câmara Municipal de Capanema para debater políticas para o desenvolvimento do turismo no distrito de Mirasselvas. Bordalo ainda disponibilizou uma emenda parlamentar de R$100 mil reais para revitalizar a antiga estação de trem. 


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.