Foto/Divulgação: portal mlicci
Para celebrar a existência da Editora Pública Dalcídio Jurandir, o deputado Bordalo (PT), protocolou na quarta-feira (11) na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) um requerimento que solicita a realização de Sessão Especial entre o dia 26 de agosto e 03 de setembro em homenagem a Editora da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) que completará dois anos em 2021.
A Editora foi criada a partir de do Decreto nº 272, de 24 de agosto de 2019, assinado pelo Governador do Pará, Helder Barbalho, no lançamento oficial da Feira do Livro e das Multivozes, a Editora Pública do Estado e vem se consolidando como um espaço para a sociedade ter acesso à cultura e à literatura, sempre valorizando os autores paraenses de todas as vertentes e estilos.
A Editora vem se firmando como espaço de valorização da literatura paraense e de acesso à cultura. Ela também possibilita a democratização do acesso à publicação de obras com o Edital ‘Prêmio Literário Dalcídio Jurandir’, iniciativa justa e democrática em prol de quem produz arte e cultura. Criado em 2019, o objetivo do edital é fomentar e incentivar a produção literária paraense de novos autores.
O parlamentar destaca na proposição que frente às grandes conquistas que a Editora Dalcídio Jurandir vem alcançando ao longo destes dois anos, homenageá-la é indispensável. Ele realça que ela vem contribuindo para a consolidação de uma política pública de democratização do acesso à publicação de obras literárias.
No documento foram convidados para a Sessão Especial, órgãos do Governo do Estado, Academia Paraense de Letras, Sociedade Paraense de Letras, federações, sindicatos, universidades e integrantes da sociedade civil.