Bordalo se reúne com centrais sindicais e Dieese sobre sessão especial de emprego e renda no Pará

Sem categoria
Propostas para fomentar geração de emprego serão apresentadas em sessão especial na Alepa / Ascom Bordalo

O deputado Bordalo (PT-PA) esteve em reunião com representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT-PA), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Força Sindical e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), e apresentou a proposta da sessão especial de políticas públicas para o desenvolvimento de geração de emprego e renda no estado, que será realizada na próxima quinta-feira (11), no auditório João Batista na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

O encontro ocorreu nesta quinta-feira (04) e foi sugerido pelo parlamentar, que preside a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa. Na ocasião ele explicou que a ideia é que sindicatos e as centrais sindicais possam apresentar indicativos de investimentos e projetos que fomentem a geração de emprego e renda no estado aos representantes da Casal Civil, Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedeme), e completou.

“Como encaminhamento desse processo será criado um Grupo de Trabalho permanente para dialogar com o governo, apresentar as propostas dos trabalhadores e trabalhadores e que o GT seja considerado parte da estrutura que está discutindo o plano estadual de trabalho de geração de emprego e renda do estado”.

No dia primeiro de julho o governador Hélder Barbalho se reuniu, no Palácio dos Despachos, com todos os secretários e dirigentes de instituições governamentais para tratar do assunto e anunciou a construção de um plano de geração de emprego e renda, a ser formalizada na primeira semana de agosto. Como o tema é pauta do mandato do deputado Bordalo a sessão especial, que estava marcada para o mês de agosto, foi antecipada.

Para Martinho Sousa, secretário geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT-PA), para além de construir estratégias de produção de mais empregos é necessário também inserir no debate a qualificação do trabalhador.

Everson Costa, técnico encarregado pela pesquisa no Dieese, destacou que as centrais sindicais têm tudo para contribuir com o plano estadual e disse que um dos eixos de propostas é a formalização do emprego com carteira de trabalho, mas pontuou um dos desafios que o estado terá que enfrentar. “O estado tem um desafio enorme para mitigar, atenuar a massa de informalidade totalmente desprotegida e uma parte dessa massa está no campo, que produz muito, mas produz desorganizado e sem apoio”.

O fortalecimento da agricultura familiar faz parte da linha política do mandato do deputado Bordalo, que tem realizado reuniões preparatórias com organizações do campo e sindicatos dos trabalhadores e trabalhadora rurais para realização de uma sessão especial agendada para o dia 5 de agosto e  visa traçar estratégias para revitalizar o setor e apresentar dados sobre a produção da agricultura familiar no estado. Outro setor é a indústria do audiovisual que  também tem sido pauta de reuniões técnicas do parlamentar com representantes da área para a construção de políticas públicas de fortalecimento do seguimento no estado.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.