fbpx

Bordalo se reúne com centrais sindicais e Dieese sobre sessão especial de emprego e renda no Pará

Propostas para fomentar geração de emprego serão apresentadas em sessão especial na Alepa / Ascom Bordalo

O deputado Bordalo (PT-PA) esteve em reunião com representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT-PA), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Força Sindical e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), e apresentou a proposta da sessão especial de políticas públicas para o desenvolvimento de geração de emprego e renda no estado, que será realizada na próxima quinta-feira (11), no auditório João Batista na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

O encontro ocorreu nesta quinta-feira (04) e foi sugerido pelo parlamentar, que preside a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa. Na ocasião ele explicou que a ideia é que sindicatos e as centrais sindicais possam apresentar indicativos de investimentos e projetos que fomentem a geração de emprego e renda no estado aos representantes da Casal Civil, Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedeme), e completou.

“Como encaminhamento desse processo será criado um Grupo de Trabalho permanente para dialogar com o governo, apresentar as propostas dos trabalhadores e trabalhadores e que o GT seja considerado parte da estrutura que está discutindo o plano estadual de trabalho de geração de emprego e renda do estado”.

No dia primeiro de julho o governador Hélder Barbalho se reuniu, no Palácio dos Despachos, com todos os secretários e dirigentes de instituições governamentais para tratar do assunto e anunciou a construção de um plano de geração de emprego e renda, a ser formalizada na primeira semana de agosto. Como o tema é pauta do mandato do deputado Bordalo a sessão especial, que estava marcada para o mês de agosto, foi antecipada.

Para Martinho Sousa, secretário geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT-PA), para além de construir estratégias de produção de mais empregos é necessário também inserir no debate a qualificação do trabalhador.

Everson Costa, técnico encarregado pela pesquisa no Dieese, destacou que as centrais sindicais têm tudo para contribuir com o plano estadual e disse que um dos eixos de propostas é a formalização do emprego com carteira de trabalho, mas pontuou um dos desafios que o estado terá que enfrentar. “O estado tem um desafio enorme para mitigar, atenuar a massa de informalidade totalmente desprotegida e uma parte dessa massa está no campo, que produz muito, mas produz desorganizado e sem apoio”.

O fortalecimento da agricultura familiar faz parte da linha política do mandato do deputado Bordalo, que tem realizado reuniões preparatórias com organizações do campo e sindicatos dos trabalhadores e trabalhadora rurais para realização de uma sessão especial agendada para o dia 5 de agosto e  visa traçar estratégias para revitalizar o setor e apresentar dados sobre a produção da agricultura familiar no estado. Outro setor é a indústria do audiovisual que  também tem sido pauta de reuniões técnicas do parlamentar com representantes da área para a construção de políticas públicas de fortalecimento do seguimento no estado.

Veja Mais

Rolar para cima