Seminário reuniu lideranças e militantes de movimentos sociais do campo e da cidade / Ascom Bordalo |
Uma carta manifesto escrita pelos participantes do III Seminário Viva Cidade foi entregue na tarde de sábado (21) ao presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa, deputado Bordalo (PT).
O seminário foi promovido pelo Centro Alternativo de Cultura (CAC) e realizado no auditório da Igreja Capela de Lourdes onde reuniu lideranças e militantes de movimentos sociais do campo e da cidade, comunidades quilombolas e indígenas, grupos de juventude e comunidade LGBTQI.
Além do parlamentar a carta foi entregue a Juliana Fonteles, presidenta da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PA, e a Adelina Fascíola, da Associação dos Advogados pela Defesa a Democracia.
O seminário debateu políticas públicas para os povos da Amazônia e o documento é a manifestação do protagonismo dessas populações.
O deputado Bordalo destacou a importância da luta pela defesa dos direitos humanos e contextualizou a atual conjuntura política do país frente aos retrocessos de direitos sociais e ambientais na região.
“A palavra de ordem é resistência. Resistir é o primeiro passo. Os retrocessos são brutais e essa etapa que vivenciamos não se sabe dimensionar os seus efeitos do ponto de vista civilizatório”.
O parlamentar ainda destacou que a Amazônia não pode ser tratar como periferia e as políticas públicas devem ser construídas ouvindo seus povos. Ao final o parlamentar disse que mantém um diálogo próximo com as pautas dos movimentos sociais e reforçou que seu mandato está à disposição de suas lutas.