O deputado Bordalo solicitou ao Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento do Pará – COSANPA, que adote providências para garantir o abastecimento regular de água potável no bairro da Condor, em Belém (PA).
O parlamentar apresentou Moção N° 1015/2023, protocolada à mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), na sessão ordinária desta terça-feira (26). A proposição é em atendimento a uma solicitação de moradores do bairro e que de acordo com os relatos, nos últimos meses aos finais de semana, o bairro da Condor vem passando por irregularidades no abastecimento de água potável, o que causa inúmeros transtornos para a população.
Segundo informações, o perímetro entre a Avenida Roberto Camelier até a Travessa Padre Eutíquio, tiveram o abastecimento interrompido e ficaram a maior parte do sábado e parte do domingo sem água, impedindo os moradores, mais uma vez, de realizar suas tarefas do dia a dia, como por exemplo, cozinhar e até tomar banho, transformando a vida das pessoas num sofrimento constante
A falta de água nas torneiras não é um evento isolado e ocasional que ocorre apenas quando há paralisações programadas para reparos na rede. De forma recorrente há falhas no fornecimento de água, o que obriga os moradores a carregar dezenas de baldes, causando até mesmo problemas de saúde para a comunidade, que muitas vezes possuem famílias compostas por grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com deficiência. Portanto, é imprescindível que a demanda faça parte da agenda de prioridades do poder público. É o que se justifica a presente proposição.
SANEAMENTO
Em agosto deste ano, o deputado Bordalo solicitou da Prefeitura de Belém reparos no saneamento básico e pavimentação asfáltica da Passagem Redenção e Tupi. Na época, o parlamentar recebeu em seu gabinete uma solicitação dos moradores da comunidade para que ele pudesse demandar esforços junto ao órgão responsável para que as necessidades sejam atendidas.
Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, 175,5 milhões de brasileiros têm acesso à água tratada, enquanto outros 114,6 milhões contam com coleta e tratamento de esgoto em suas residências. Além disso, 190,9 milhões de pessoas contam com coleta e manejo de resíduos sólidos urbanos.