Bordalo irá dialogar com Governo sobre situação dos concursados do C-204 da SUSIPE

Sem categoria

“Existem questões que não são de governo, são de Estado. Eu considero a reestruturação do sistema penitenciário um componente de Estado da mais alta relevância, se quisermos chegar a um ponto que esse Estado tenha um mínimo de pacificação social”. Disse o deputado Bordalo, nesta segunda-feira (18), em sessão especial, de proposição do deputado Eliel Faustino, que discutiu soluções para a problemática gerada em virtude de ausência de convocação dos candidatos aptos para a 2º fase do concurso C-204 da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (SUSIPE).

Realizada no Plenário Newton Miranda da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), Bordalo, que preside a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da ALEPA, avalia que entre os entraves da reestruturação do sistema penitenciário tem sido a morosidade do Estado em assumir o compromisso.

“Nós já cumprimos nossa parte, aprovamos a nova Lei do sistema prisional e essa transformação que houve agora [projeto de Lei nº 316/2019] é recomendada desde 2016. Em 2015 já era recomendado pela nova Lei que a SUSIPE passasse a ser uma Secretaria, como também a Lei prevê prazo para o Estado profissionalizar o seu corpo profissional do sistema prisional. Aprovamos as vagas e esperamos. O Estado é sempre muito lento, tanto que os concursos vieram a ser feitos em 2017. A gente aprova a Lei em 2015 e entre a aprovação da Lei e o concurso foram dois anos e em 2018 foi ano de eleição. Portanto no nosso calendário, em que devíamos estar avançando, desde 2015, nós estamos agora, final de 2019, com diversas coisas pendentes do sistema penal”, argumenta.

O Projeto de Lei que o deputado se refere é de nº 272/2015 aprovado na ALEPA e sancionado pelo Governo anterior na Lei nº 8.322/2015. Entre outras medidas de reestruturação o PL previa a abertura do concurso para ingresso de pessoal nos cargos de provimento efetivo do quadro pessoal da SUSIPE.

O Certame C-204, referente ao Edital n° 001/2017, foi realizado para o provimento de 267 vagas de nível médio e 202 para nível superior. O Governo do Estado, por meio da SUSIPE, começou a receber a documentação dos nomeados e o governador Helder Barbalho assinou o decreto de nomeação dos aprovados do C-204, contudo, a convocação ainda gera discussões dos candidatos.

Por meio da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor o deputado Eliel Faustino disse irá elaborar um documento para ser entregue ao Governo Estadual. Para reforçar a busca de uma solução o deputado Bordalo afirmou que irá procurar dialogar com o governador sobre a situação dos concursados e ponderou “que nenhum gestor tem o poder absoluto de só tomar decisão, há regras, leis” e concluiu. “Vocês têm o melhor acompanhamento jurídico que é a Defensoria Pública, mantenham a motivação”.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.