No dia 20 de abril o Distrito de Mirasselvas, localizado no município de Capanema, completará 113 anos de fundação e para celebrar a história deste Distrito o deputado Bordalo (PT-PA) protocolou Moção N° 199/2021 nesta terça-feira (06) em sessão ordinária da Alepa para solicitar à Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult) a retomado do Projeto Projeto de revitalização da antiga estação de trem da Estrada de Ferro Belém – Bragança, localizada na Estância Turística Distrito de Mirasselvas, no Município de Capanema.

É de autoria do parlamentar a Lei Nº 7.277/2009 que determina o Distrito Mirasselvas como estância turística para o Estado do Pará. Na época, o deputado realizou uma audiência pública na Câmara Municipal de Capanema para debater políticas para o desenvolvimento do turismo no distrito de Mirasselvas. Bordalo ainda disponibilizou uma emenda parlamentar de R$100 mil reais para revitalizar a antiga estação de trem.
Na ocasião, técnicos da Diretoria de Patrimônio (DPAT) da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) realizaram uma diligência à Mirasselvas o que gerou um projeto que visava transformar a antiga estação de trem em um centro de memória da estrada de ferro Belém Bragança, com apresentação de acervo fotográfico, documentos e depoimentos no Centro de Referência e Memória, composto por biblioteca, arquivo digital, infocentro e memorial da Ferrovia Belém-Bragança. Contudo, o Estado não deu prosseguimento e não realizou a pretendida revitalização.
Leia mais: Bordalo apresenta propostas pela revitalização de pontes e estrada em Augusto Corrêa
O vereador Fabrício do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Capanema (STTR) esteve em reunião na segunda-feira (05) com o deputado Bordalo e discutiram sobre a retomada do projeto de revitalização da estância. O vereador enviou fotos recentes do local e a estação encontra-se em ruínas.
A Moção N° 199/2021 será levada ao conhecimento da Casa Civil, Prefeitura Municipal de Capanema e Bragança e Câmara Municipal dos referidos municípios.
Você precisa fazer login para comentar.