Bordalo solicita retomada do projeto de revitalização da Estrada de Ferro Belém – Bragança

Estância Turística do Distrito de Mirasselvas encontra-se em ruínas

No dia 20 de abril o Distrito de Mirasselvas, localizado no município de Capanema, completará 113 anos de fundação e para celebrar a história deste Distrito o deputado Bordalo (PT-PA) protocolou Moção N° 199/2021 nesta terça-feira (06) em sessão ordinária da Alepa para solicitar à Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult) a retomado do Projeto  Projeto de revitalização da antiga estação de trem da Estrada de Ferro Belém – Bragança, localizada na Estância Turística Distrito de Mirasselvas, no Município de Capanema.

Audiência realizada em 2010 em Capanema
Audiência realizada em 2010 em Capanema

É de autoria do parlamentar a Lei Nº 7.277/2009 que determina o Distrito Mirasselvas como estância turística para o Estado do Pará. Na época, o deputado realizou uma audiência pública na Câmara Municipal de Capanema para debater políticas para o desenvolvimento do turismo no distrito de Mirasselvas. Bordalo ainda disponibilizou uma emenda parlamentar de R$100 mil reais para revitalizar a antiga estação de trem.  

Na ocasião, técnicos da Diretoria de Patrimônio (DPAT) da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) realizaram uma diligência à Mirasselvas o que gerou um projeto que visava transformar a antiga estação de trem em um centro de memória da estrada de ferro Belém Bragança, com apresentação de acervo fotográfico, documentos e depoimentos no Centro de Referência e Memória, composto por biblioteca, arquivo digital, infocentro e memorial da Ferrovia Belém-Bragança. Contudo, o Estado não deu prosseguimento e não realizou a pretendida revitalização.

Leia mais: Bordalo apresenta propostas pela revitalização de pontes e estrada em Augusto Corrêa

O vereador Fabrício do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Capanema (STTR) esteve em reunião na segunda-feira (05) com o deputado Bordalo e discutiram sobre a retomada do projeto de revitalização da estância. O vereador enviou fotos recentes do local e a estação encontra-se em ruínas. 

A  Moção N° 199/2021 será levada ao conhecimento da Casa Civil, Prefeitura Municipal de Capanema e Bragança e Câmara Municipal dos referidos municípios. 

  • estancia mirasselvas
  • Blog do Bordalo predio estancia 1
  • Blog do Bordalo predio estancia 3 1
  • Blog do Bordalo predio estancia 2
  • Bordalo

Bordalo na luta por Mirrasselvas


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Pular para o conteúdo