EDUCAÇÃO

Bordalo solicita implantação de escolas para Ananindeua no Pará

A comunidade do município fez um apelo ao parlamentar solicitando escolas para a região com o objetivo de melhorias na educação e na vida dos jovens que necessitam se deslocar para fora do município para estudar

O deputado Bordalo (PT) apresentou à mesa diretora na terça-feira (07) durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) a moção nº281/2023 que solicita ao Governo do Estado a implantação de  escolas de ensino médio para atender a demanda dos estudantes que vivem no município de Ananindeua.

A solicitação foi feita por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) para que a situação seja avaliada e atendida. O parlamentar, ressalta no documento, que recebeu em seu gabinete um apelo dos moradores do município sobre a situação e este solicitaram ao deputado Bordalo que pudesse demandar todos os esforços para atender as demandas considerando o número de estudantes que precisam estar dentro da sala de aula, o que vem prejudicando o ensino de centenas de jovens.

O parlamentar registra na moção que como alternativa para não perderem o ano letivo, vários destes jovens enfrentam diariamente enormes dificuldades para terem acesso ao estudo digno e de qualidade, como por exemplo,  horas de trânsito e chuvas, ao se deslocarem para o centro de Belém. 

Bordalo destaca ensino médio como uma das fases essenciais aos jovens

Essa situação vem trazendo inúmeros transtornos e dificuldades para que os alunos possam cumprir com os seus objetivos educacionais nas escolas do município, sendo necessária a ampliação da rede estadual de educação. 

No ensino médio estão os adolescentes de 15 a 17 anos, que já concluíram o ensino fundamental e estão caminhando para o término da educação básica. Após a conclusão do ensino médio eles seguem para o mercado de trabalho ou ingressam no ensino superior, por isso esta é uma etapa de grande importância e com poder decisório no futuro do estudante.

O estudo Educação brasileira em 2022- a voz de adolescentes realizado pelo Ipec para o UNICEF, revela que 2 milhões de meninas e meninos de 11 a 19 anos que ainda não haviam terminado a educação básica deixaram a escola. Eles representam 11% do total da amostra pesquisada.

A proposição foi encaminhada ao conhecimento do gabinete do Governador do Estado, da Prefeitura Municipal de Ananindeua, Câmara Municipal desse município, Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual e da Ouvidoria do Estado do Pará. 


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Skip to content