Bordalo solicita construção da ponte em Colares ao Governo do Pará

A proposição é fruto da escuta e reunião com vereadores e representantes do Movimento Social Ponte para Colares

Buscando melhorias para a população do nordeste paraense, o deputado Bordalo (PT) apresentou nesta terça-feira (09) na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) uma moção que solicita ao Governo Estadual por meio da Secretaria de Estado de Transportes – SETRANS, providências para a construção da ponte de acesso ao Município de Colares. 

A proposição é fruto da escuta e reunião com vereadores e representantes do Movimento Social Ponte para Colares, recebidos pelo parlamentar e a deputada Cilene Couto, base do Governo. O grupo solicitou que sejam demandados esforços do parlamentar junto ao Governo do Estado para viabilizar a construção de uma ponte de concreto sobre o Rio Mirim, entre os Municípios de Vigia de Nazaré e Colares.

A população dessa região ainda necessita de balsas para realizar a travessia de Penha Longa para Colares o que implica em ter que ficar em longas filas de espera, expostos ao sol por horas, além dos altos custos com a travessia, gastos estes que são incompatíveis com a realidade socioeconômica dos moradores da região. Uma necessidade que se prolonga há anos.

Impactos

Cassimiro Gama, tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR de Colares, conta que o transporte de Colares para Vigia é realizado por meio de balsa e o transporte fluvial hoje representa um atraso para o município.

“Nós entendemos que a bolsa, hoje, já cumpriu o papel, a mudança é inevitável, e o município tem sofrido, seja no âmbito social, econômico, na saúde e na educação. A bolsa representa o atraso para Colares e o município só vai se desenvolver com a construção dessa ponte, por isso estamos na Alepa e este é um momento histórico. É a primeira vez que nos reunimos e mobilizamos para solicitar esse apoio”, conclui.

Nesse sentido, a construção dessa ponte é de suma importância para a população de ambas as cidades, Vigia de Nazaré e Colares é por meio dela que os insumos agrícolas necessários à produção chegam às propriedades rurais. A construção da ponte influi diretamente no custo do transporte e na qualidade do produto transportado. Quando não há suporte adequado a esses produtos há uma estagnação na qualidade de vida da população e na disseminação da economia local.

Colares é um município que se estende por 609,8 km² e, no último censo registrado pelo IBGE, contava com 11 382 habitantes. Além disso, é considerada uma das capitais do turismo ufológico no Brasil, se apresentando como um forte atrativo do universo de mistérios que faz parte do imaginário local.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Tamanho da Fonte