fbpx

Bordalo solicita construção da ponte em Colares ao Governo do Pará

O parlamentar atendeu um pedido da comunidade local, a proposta busca melhorias para Colares
Bordalo ponte colares

Buscando melhorias para a população do nordeste paraense, o deputado Bordalo (PT) apresentou nesta terça-feira (09) na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) uma moção que solicita ao Governo Estadual por meio da Secretaria de Estado de Transportes – SETRANS, providências para a construção da ponte de acesso ao Município de Colares. 

A proposição é fruto da escuta e reunião com vereadores e representantes do Movimento Social Ponte para Colares, recebidos pelo parlamentar e a deputada Cilene Couto, base do Governo. O grupo solicitou que sejam demandados esforços do parlamentar junto ao Governo do Estado para viabilizar a construção de uma ponte de concreto sobre o Rio Mirim, entre os Municípios de Vigia de Nazaré e Colares.

A população dessa região ainda necessita de balsas para realizar a travessia de Penha Longa para Colares o que implica em ter que ficar em longas filas de espera, expostos ao sol por horas, além dos altos custos com a travessia, gastos estes que são incompatíveis com a realidade socioeconômica dos moradores da região. Uma necessidade que se prolonga há anos.

Impactos

Cassimiro Gama, tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR de Colares, conta que o transporte de Colares para Vigia é realizado por meio de balsa e o transporte fluvial hoje representa um atraso para o município.

“Nós entendemos que a bolsa, hoje, já cumpriu o papel, a mudança é inevitável, e o município tem sofrido, seja no âmbito social, econômico, na saúde e na educação. A bolsa representa o atraso para Colares e o município só vai se desenvolver com a construção dessa ponte, por isso estamos na Alepa e este é um momento histórico. É a primeira vez que nos reunimos e mobilizamos para solicitar esse apoio”, conclui.

Nesse sentido, a construção dessa ponte é de suma importância para a população de ambas as cidades, Vigia de Nazaré e Colares é por meio dela que os insumos agrícolas necessários à produção chegam às propriedades rurais. A construção da ponte influi diretamente no custo do transporte e na qualidade do produto transportado. Quando não há suporte adequado a esses produtos há uma estagnação na qualidade de vida da população e na disseminação da economia local.

Colares é um município que se estende por 609,8 km² e, no último censo registrado pelo IBGE, contava com 11 382 habitantes. Além disso, é considerada uma das capitais do turismo ufológico no Brasil, se apresentando como um forte atrativo do universo de mistérios que faz parte do imaginário local.

Veja Mais

Rolar para cima