Nos próximos dias 17 e 18 de novembro, no Teatro Maria Sylvia Nunes, será realizado o Seminário Estadual Centenário Paulo Freire. O evento contará com uma programação cultural, mesas redondas e debates, além da abertura da Feira de Economia Solidária, Educação e Literatura Popular. A iniciativa celebra os 100 anos do Pedagogo Paulo Freire que deu grandes contribuições para os estudos em educação.
A celebração é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), presidida pelo deputado Carlos Bordalo (PT), em conjunto com representantes da sociedade civil e instituições governamentais que desde 2020 vêm realizando uma série de reuniões e atividades em comemoração ao centenário do educador.
O primeiro dia da programação contará, pela manhã, com a abertura da Feira de Economia Solidária, Educação e Literatura Popular e da Exposição Paulo Freire, além da performance literomusical do Coletivo de artistas do NACE. Pela noite acontecerá a Solenidade de Apresentação da Exposição e de Abertura do Seminário.
A solenidade de abertura começará a partir de 19h e terá a participação do Deputado Bordalo (PT), o Governador do Estado do Pará Helder Barbalho, o Prefeito de Belém Edmilson Rodrigues, o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) Chicão, a Presidente do Tribunal de Justiça do Pará Desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro e representantes do Ministério Público.
Na ocasião, haverá a entrega da medalha Paulo Frota de Direitos Humanos. Nita Freire, pedagoga e doutora em educação; Moacir Gadotti, Educador e Diretor do Instituto Paulo Freire; Pedro Pontual, colaborador da Cátedra Paulo Freire do Programa de Pós-Graduação Educação confirmaram presença.
A Feira de Economia Solidária e a exposição fotográfica acontecerão a partir das 8h do dia 17 de novembro e com acesso livre ao público. O credenciamento para participar do seminário será realizado na abertura do evento..
PROGRAMAÇÃO DIA 18
- 8h30-10h30- Mesa Redonda 1 – Educação Popular, Pensamento Freireano e Práxis Educativa na Amazônia.
- 11h-12h30- Mesa Redonda 2 – Paulo Freire e sua andarilhagem de utopias na América Latina e África: a solidariedade é internacional
- 14h30-16h- Mesa Redonda 3 – Direito à Educação, Diversidade e Resistências: a Educação Popular em Movimento
- 16h30-18h- Mesa Redonda 4 – Educação Popular e Direitos Humanos em Tempos de Resistências: memórias, tempo presente e esperançar na Amazônia
SERVIÇO
Seminário Estadual Paulo Freire
Data: 17 e 18 de novembro
Local: Teatro Maria Sylvia Nunes – Armazém 3 da Estação das Docas – Av Boulevard Castilho