CIDADÃ DO PARÁ

Bordalo sugere título de “Cidadã do Pará” à educadora Flávia Lemos

Com uma extensa atuação no ensino público superior a professora já integrou comissões, foi atuante no Programa de Formação de Professores da Educação Básica e foi responsável pela abertura do Doutorado do Programa de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA)

O deputado Bordalo (PT) protocolou, na terça-feira (21), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), o Projeto de Decreto Legislativo nº9/2023 que concede o Título Honorífico de “Cidadã do Pará” para a doutora Flávia Cristina Silveira Lemos, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Pará (UFPA).  

O Título busca reconhecer e valorizar a atuação profissional da educadora pela sua competência e engajamento como docente de graduação e pós-graduação da universidade pública, mas principalmente pelas grandes contribuições e importância da sua produção científica na área de direitos humanos na Amazônia.

Nascida em Brasília em 1974, a Professora Drª. Flávia Cristina Lemos escolheu o Pará para trabalhar e viver há 15 anos, pois aqui encontrou oportunidades e suporte necessário para produzir conhecimento e formar novos pesquisadores.

A professora apresenta um extenso currículo de formação e atuação na educação. Graduada em Psicologia pela Unesp em 1999, também se graduou em Pedagogia pela mesma universidade em 2003. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, é Mestre em Psicologia e Sociedade pela Unesp e Doutora em História Cultural. Realizou pós-doutorado em Psicologia, na Universidade Federal Fluminense sob supervisão da Profª.Drª. Maria Lívia Nascimento em 2016.

Bordalo destaca títulos da Professora Flávia Lemos 

É professora associada na Universidade Federal do Pará (UFPA), atua na Graduação e no Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA. Foi professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação/UFPA de 2010 a 2020. Foi professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação/UFPA de 2010 a 2020. Integrou a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (2017-2019).

Integrante do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Foi Conselheira Titular no Conselho Federal de Psicologia (gestão 2011-2013). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA (gestão 2011-2013). Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA (gestão 2010-2011).

Além de ter integrado comissões, grupos de trabalhos, pesquisas e ter sido coordenadora do Programa de Pós-graduação de Psicologia da UFPA, sendo responsável pela abertura do Doutorado deste programa no Estado do Pará como também realizou atuação docente no Programa PARFOR, viajando por todo o Estado para formar professores(as) da educação básica.

Transformação Social

Ela reforça a sua dedicação e carinho com o território paraense, “Encontrei pessoas que me ampararam e descobri que esta terra da Cabanagem era um lugar de pessoas fortes e que lutavam com garra pela liberdade e pela transformação da sociedade e me juntei a eles”, registra  Flávia.

O deputado Bordalo destaca no Decreto que o resultado do seu trabalho, vem contribuindo  sob medida para o aprimoramento das políticas públicas implantadas nesse Estado e para melhoria da vida do povo paraense. A professora ainda ressalta que “No Pará e na Amazônia, cresci como ser humano e me tornei uma pessoa melhor e continuo me tomando porque encontro aqui um solo fértil de gente que deseja construir coletivamente dignidade e afeto”.

Flavia Lemos recebeu vários prêmios de atuação em direitos humanos: dissertação de mestrado premiada pela Ministra de Direitos Humanos Mário do Rosário,  Prêmio de atuação em direitos humanos na política sobre drogas do Ministro da Justiça José Cardozo  e  Medalha Paulo Frota de atuação em direitos humanos no Pará da ALEPA.

O título de “Cidadã do Pará” será concedido em Sessão Solene com data e local designado pela Mesa Diretora da Casa Legislativa.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Pular para o conteúdo