ENERGIA

Bordalo solicita continuidade de benefício rural a pequenos agricultores no Pará

A tarifa rural é um benefício que possibilita pequenos produtores de realizar suas atividades a um custo mais baixo

O deputado Bordalo (PT) protocolou, nesta terça-feira (21),durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) uma moção que solicita à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e à Equatorial Energia Pará, a permanência da Tarifa Rural, um benefício destinado a pequenos produtores rurais que está com previsão de encerramento em agosto deste ano.

Bordalo registra na moção o recebimento do apelo da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Pará (FETAGRI) durante uma reunião de trabalho na Casa Legislativa.

A Federação pediu ao parlamentar para que ele possa demandar todos os esforços juntos aos órgãos competentes, com o objetivo de garantir a permanência da Tarifa Rural. Segundo informações divulgadas no portal da concessionária de energia Equatorial, um levantamento feito pela mesma apontou que o número de beneficiados no Estado com a tarifa, chega a 205 mil.

O Programa Tarifa Rural de Energia Elétrica é um benefício necessário para os moradores e trabalhadores rurais, que possuem instalações classificadas como Rural, Rural Irrigante e Serviço Público de Irrigação Rural Elétrica.

Ela é destinada a agricultores, produtores rurais e aos que exercem atividade com água, esgoto e saneamento. O benefício é concedido por meio do Cadastro Rural junto a Equatorial Pará, mas em março de 2023 a empresa notificou os usuários do encerramento do serviço.

Bordalo aponta benefícios do Cadastro

Bordalo destaca no documento concessão de 12% de descontos na conta de energia com o Cadastro Rural realizado em cooperação com a Fetagri e a Federação dos Pescadores do Pará (FESPA), permitindo pequenos agricultores e produtores exercerem suas atividades a um custo mais baixo, gerando emprego e renda, assim como contribuindo ao desenvolvimento da região e, consequentemente, melhoria na qualidade de vida das famílias do campo. 

O parlamentar registra ainda que as famílias que forem atingidas com o fim da Tarifa Rural serão diretamente prejudicadas, sobretudo, com o encarecimento da energia elétrica, tornando difícil manter os altos índices de produção. 

A proposição foi encaminhada ao conhecimento do Governo do Estado do Pará, à Casa Civil, Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), à Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGRI), à Federação dos Pescadores do Pará (FESPA), e a  Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH).


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Pular para o conteúdo