Blog do Hiroshi: Para que servem os tribunais eleitorais?

Publico aqui o texto do jornalista e blogueiro Hiroshi Bogéa que, assim como eu, se espanta com a decisão do TRE-Pa em cassar 3 prefeitos, os 3 do PT: Evaldo, de Ipixuna do Pará; Álvaro Brito, de Conceição do Araguaia e Maria do Carmo, de Santarém.

A pergunta se faz necessária diante do festival de cassações de mandatos de prefeitos, em fim de mandato,  assinadas pelo TRE-Pará.
Ora, ora, direis  ouvir estrelas, parodiando Bilac (*),  com o sentido de entender nefastas decisões – mas o bom senso força à pergunta por que somente agora, faltando seis meses para os caratonhas entregarem seus cargos, o egrégio tribunal decide punir quem faz safadeza para conseguir um mandato?
As consequências de decisões extemporâneas são desastrosas na vida das cidades, desingrigola tudo, porque quem assume, em fim de festa, não tem mais nenhum compromisso em administrar o que resta de mandato do cassado, pode até piorar o mundo dos mundos no afã de tentar ajudar a eleger algum candidato de sua predileção.
Em uma semana, cassaram  três prefeitos ( Conceição, Ipixuna e, agora, Santarém), coincidentemente, do PT, levantando a grave suspeição em bocas atormentadas pela dúvida que os atos causaram.
Independente de qual partido pertence o gabiru cassado, a questão é outra: por que a justiça eleitoral não se manifestou em tempo hábil?
————
(*) –  Olavo Bilac, um dos mais consagrados poeta brasileiros:
“Ora ( direis ) ouvir estrelas!
Certo, perdeste o senso!
E eu vos direi, no entanto
Que, para ouví-las,
muitas vezes desperto
E abro as janelas, pálido de espanto”.

Maria do Carmo, prefeita de Santarém, eleita democraticamente com mais de  77 mil votos e cassada pelo TRE-Pa. Assim como o prefeito Evaldo, de Ipixuna do Pará e o prefeito Álvaro Brito, de Conceição do Araguaia. Os 3 do PT. Foto: Rozinaldo Garcia
Do advogado da prefeita Maria do Carmo/Santarém, publicado no Blog do Jeso: 

Trata-se de mais uma tentativa do DEM de retirar o mandato da prefeita Maria do Carmo, que foi democraticamente eleita pelo povo com mais de 77 mil votos.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.