“A democracia venceu”, declara Bordalo sobre a recondução de Tourinho à reitoria da UFPA

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (14).
Foto: AID - ALepa

O professor Emmanuel Zagury Tourinho foi reconduzido ao cargo de reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (14).

A chapa composta por ele e o professor Gilmar Pereira da Silva como vice-reitor obtiveram 92,7% dos votos válidos da consulta acadêmica, apurados no dia 30 de junho. A Consulta à comunidade acadêmica da UFPA para escolha do reitor e vice-reitor é para o quadriênio de 2020-2024, sendo que ambos foram reeleitos a seguir à frente da instituição.

Para o deputado Bordalo a recondução do professor Tourinho representa uma vitória ao Estado Democratico de Direito. “A democracia venceu. É isso que representa a recondução do professor Tourinho, diante de ações do Governo Federal em realizar intervenções arbitrárias e que apenas, mais uma vez, reforçam o quanto o Presidente Bolsonaro e o autoritarismo andam de mãos dadas”.

Leia mais: Benefícios para trabalhadores de aplicativos é proposta de PL na Alepa

Polêmica

A partir do resultado das eleições, o Conselho Universitário votou e enviou ao Ministério da Educação (MEC) a lista tríplice de candidatos. O MEC não reconheceu a lista tríplice e enviou um ofício justificando que o modelo de consulta à comunidade desobedecia a legislação por ter sido paritário, em que os votos de docentes, discentes e servidores têm o mesmo peso. No ofício, a Casa Civil da Presidência da República determinava a realização de nova consulta em que os votos dos docentes tivessem 70% de peso.

No dia 22 de setembro, o mandato do reitor Emmanuel Tourinho foi encerrado. A UFPA foi gerida pelo vice-reitor Gilmar Pereira da Silva até o último sábado (10), quando o professor doutor Tadeu Oliver Gonçalves assumiu a reitoria da UFPA de forma interina desde domingo (11).

A partir do ocorrido professores, estudantes e movimentos sociais realizaram mobilizações para que a Presidência da República respeitasse a escolha da lista tríplice da UFPA. Na terça-feira (13) a decisão para a posse ao cargo de reitor foi assinada pelo presidente Bolsonaro, publicada pelo MEC no DOU.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.