SAÚDE

População fica sem 46 milhões de doses da vacina contra Covid-19

Ministério Público pede justificativas ao Governo Federal sobre o esvaziamento do acordo de compra da vacina Coronavac
Créditos: Foto/Divulgação: Istock

O novo coronavírus já infectou mais de 43 milhões de pessoas no mundo, só no Brasil, os registros indicam 157 mil mortes. Mesmo diante dos números expressivos, na última semana, dia (21), o Presidente Jair Bolsonaro cancelou a compra da vacina Coronavac que está sendo testada no país em parceria com o Instituto Butantan.

A justificativa do Presidente, em entrevista para a rádio Jovem Pan,foi a de que não acredita que a vacina transmita credibilidade devido a sua origem. Contudo, não apresentou nenhuma evidência científica para contestar algum tipo de invalidez na vacina.

O Ministério Público Federal(MPF) pediu justificativa técnica para o cancelamento da compra e questionou o Ministério da Saúde sobre a motivação da atitude. Sabendo que a Coronavac terá produção e transferência de tecnologia concentradas no instituto Butantan, em São Paulo, ligado ao Governo Paulista adversário de Jair.

Além de detrir a Coronavac, oriunda da empresa Chinesa Sinovac, o Presidente considera apenas a vacina da Universidade de Oxford da farmacêutica AstraZeneca Oxford sem contemplar vacinas na mesma fase de testagem, como a que está sendo produzida nacionalmente.

A Procuradoria pede informações ao Ministério da Saúde sobre as etapas do processo de aprovação de vacinas, com dados a respeito sobre a fase em que se encontra cada uma delas, além de que seja apresentado um cronograma relacionado às vacinas.

Fonte: DOL


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.