NOTA – Por uma Belém em paz! Comissão de Direitos Humanos se solidariza com as famílias das vítimas mortas em chacina

Sem categoria
Reprodução / Correio Brasiliense

É com profundo pesar que vivenciamos mais uma chacina em Belém em meio à ação do Estado no combate e enfrentamento às facções criminosas que dominam territórios na capital paraense. A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), presidida pelo deputado Carlos Bordalo (PT), lamenta e se solidariza com as famílias das 11 vítimas mortas na tarde deste domingo (19) em um bar no bairro do Guamá.

Pelas informações apuradas e divulgadas pela imprensa por volta das 16h sete homens armados chegaram em uma moto e três carros e disparam na direção do bar próximo à Passagem Napoleão Laureano. Entre as vítimas estão seis mulheres e cinco homens. Uma pessoa sobreviveu ao massacre e está sob proteção da polícia.

A ação criminosa se verifica em um momento que o Governo do Estado Pará está prestes anunciar e implementar o projeto Territórios pela Paz e com ele recuperar comunidades  dominadas pelo estado paralelo e facções criminosas. É vital que o Estado reaja com vigor a essas execuções e chacinas que aterrorizam a população e somente impactam e agravam o psicológico social dos moradores nos bairros mais vulneráveis socialmente. Tendo em vista esta situação apelamos ao Governo do Estado medidas de amparo social e psicológico aos familiares e moradores da área.

O Guamá é um dos territórios que receberá a implementação do projeto Territórios pela Paz, que consiste na integração e articulação de políticas de segurança e políticas de inclusão social, dirigidas à conquista da cidadania, à diminuição da vulnerabilidade e à criação de territórios socialmente mais justos e com qualidade de vida. Além dele Jurunas, Terra Firme, Cabanagem e Benguí foram identificadas como áreas em Belém com alto índice de violência e que também receberão o projeto.

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor acredita que todos e todas da sociedade civil que acreditam e defendem o Estado Democrático de Direito precisam se unir na defesa de uma cidade com paz aos seus cidadãos, socialmente mais justa, igualitária e fraterna.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Tamanho da Fonte