NOTA – Por uma Belém em paz! Comissão de Direitos Humanos se solidariza com as famílias das vítimas mortas em chacina

Sem categoria
Reprodução / Correio Brasiliense

É com profundo pesar que vivenciamos mais uma chacina em Belém em meio à ação do Estado no combate e enfrentamento às facções criminosas que dominam territórios na capital paraense. A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), presidida pelo deputado Carlos Bordalo (PT), lamenta e se solidariza com as famílias das 11 vítimas mortas na tarde deste domingo (19) em um bar no bairro do Guamá.

Pelas informações apuradas e divulgadas pela imprensa por volta das 16h sete homens armados chegaram em uma moto e três carros e disparam na direção do bar próximo à Passagem Napoleão Laureano. Entre as vítimas estão seis mulheres e cinco homens. Uma pessoa sobreviveu ao massacre e está sob proteção da polícia.

A ação criminosa se verifica em um momento que o Governo do Estado Pará está prestes anunciar e implementar o projeto Territórios pela Paz e com ele recuperar comunidades  dominadas pelo estado paralelo e facções criminosas. É vital que o Estado reaja com vigor a essas execuções e chacinas que aterrorizam a população e somente impactam e agravam o psicológico social dos moradores nos bairros mais vulneráveis socialmente. Tendo em vista esta situação apelamos ao Governo do Estado medidas de amparo social e psicológico aos familiares e moradores da área.

O Guamá é um dos territórios que receberá a implementação do projeto Territórios pela Paz, que consiste na integração e articulação de políticas de segurança e políticas de inclusão social, dirigidas à conquista da cidadania, à diminuição da vulnerabilidade e à criação de territórios socialmente mais justos e com qualidade de vida. Além dele Jurunas, Terra Firme, Cabanagem e Benguí foram identificadas como áreas em Belém com alto índice de violência e que também receberão o projeto.

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor acredita que todos e todas da sociedade civil que acreditam e defendem o Estado Democrático de Direito precisam se unir na defesa de uma cidade com paz aos seus cidadãos, socialmente mais justa, igualitária e fraterna.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.