O estudante Richard Callefa sofreu ataques homofóbicos de um deputado federal na rede social / Mídia Ninja |
A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), presidida pelo deputado Bordalo (PT-PA), vem a público manifestar apoio e solidariedade ao estudante e ativista LGBTI, Richard Callefa, que após tomar posse da coordenação do Diretório Central dos Estudantes-DCE na Universidade da Amazônia (Unama) sofreu agressões homofóbicas em postagens publicadas nas redes sociais de um deputado federal do Pará.
Callefa é estudante de serviço social na universidade e sua posse ocorreu no dia 28 de junho, Dia do Orgulho Gay, data em que se combate a perseguição e as violências contra pessoas por causa de sua orientação sexual ou identidade de gênero. Pela primeira vez um aluno gay assume a coordenação no DCE em uma universidade particular em Belém, um avanço na garantia de direitos e uma possibilidade de se ampliar o debate para dentro das universidades.
A homofobia é considerada crime e consiste na intolerância, discriminação ou qualquer manifestação de repúdio e repulsa às diferentes formas de orientação sexual. Após a postagem do deputado federal em sua rede social sobre a posse do estudante, Callefa sofreu diversos ataques de discurso de ódio na internet, recebendo ameaças que colocaram em risco a integridade física do coordenador do DCE.
A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor repudia os ataques sofridos pelo estudante e firma compromisso pela defesa dos direitos constitucionais às pessoas da comunidade LBGTI.