Foto: Sarah Souza - Ascom Bordalo
Em audiência ontem (28) na Casa Civil com o Governador Helder Barbalho, o Deputado Bordalo apresentou pautas de autoria do parlamentar e que tramitam na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, como a recuperação da Igreja de São João Batista na Vila do Conde, em Barcarena e o Projeto de Lei que cria o Estatuto da Igualdade Racial no Estado.
“Estive em audiência com o governador Helder Barbalho e tratamos da recuperação e restauro da igreja e do retábulo da igreja de São João Batista em Vila do Conde, Barcarena. Uma referência histórica de 330 anos onde o Padre Antônio Vieira escreveu vários dos seus discursos. A igreja é também uma referência da luta da Cabanagem no Pará. Esse projeto visa ser um instrumento para a revitalização econômica e social da Vila dos Cabanos”, explicou o deputado.
Em 2020, Bordalo tomou conhecimento sobre a situação da Igreja e desde lá vem se reunindo com setores do poder público, privado e lideranças comunitárias da Vila do Conde para recuperação do altar mor da Igreja. Além dessa pauta, Bordalo também falou sobre o Projeto de Lei que cria o Estatuto de Igualdade Racial no Estado do Pará.
“Tratamos de várias outras pautas, como o Estatuto da Igualdade Racial do Pará, como também tratamos de recuperação de estradas, construção de alças viárias em Viseu, para reduzir a distância entre as populações do Distrito Dois de viseu, principalmente das vila de Açaiteua e Fernandes Belo até a sede do município reduzindo em mais de 60 km essa distância”, completa.
O PL nº 184/2020, dispõe sobre a criação do Estatudo da Igualdade Racial aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça da Alepa. Na ocasioão, o deputado, que preside a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da casa legislativa, também destacou as ações do Governo do Estado no enfrentamento da pandemia da Covid-19.
“O governador desde o início dessa pandemia demonstrou ser proativo, vigilante, presente. E agora eu pude testemunhar a luta para viabilizar vacinas para o mais rápido possível a população do Pará possa está imunizada e dessa forma retome a vida normal”.