Emendas do deputado Bordalo ao PL do executivo são aprovadas na ALEPA por unanimidade

Sem categoria

Foram aprovadas por unanimidade na terça-feira (08), em sessão no plenário Newton Miranda da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), duas emendas aditivas do deputado Bordalo (PT-PA) ao Projeto de Lei (PL) nº 262/2019 do poder executivo e que institui o subsistema Ferroviário do Estado do Pará (SFEPA).

O PL dispõe sobre composição, objetivos, administração e tratamento tributário referente à exploração da infraestrutura física e operacional do transporte ferroviário de pessoas e bens no Estado do Pará.

A primeira emenda apresentada pelo parlamentar assegura tarifa diferenciada para o transporte de alimentos oriundos da agricultura familiar. A segunda se refere à realização da consulta prévia, livre e informada, conforme determina a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre povos indígenas e tribais.

No que tange sobre a primeira proposta o petista explica que escoar a produção da agricultura familiar do interior do Estado para os grandes centros comerciais e feiras é penoso, diante das péssimas condições que muitas estradas se encontram.

“Quem vive dessa atividade, especialmente no interior do Estado, enfrenta muitas dificuldades para transportar esses alimentos até as feiras da capital, onde a comercialização é melhor. Apesar dos avanços, ainda falta muitos incentivos para impulsionar esse setor”, argumenta.

Sobre a 169 da OIT o Brasil é signatário e a convenção assegura o direito à consulta prévia dos povos atingidos por projetos públicos e privados, bem como por quaisquer medidas legislativa ou administrativa que afete seus modos de vida, contudo este direito ainda não de todo assegurado aos povos tradicionais, indígenas e quilombolas. Ao inserir como emenda ao PL se objetiva reforçar que este direito seja garantindo em âmbito estadual.

As duas emendas foram aprovadas pelo Governo em primeiro turno. A votação em segundo turno está prevista para ser nesta quarta-feira (9).


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.