Deputado Bordalo apresenta nota técnica sobre COPEN em PL do Executivo

Sem categoria

O deputado Bordalo (PT-PA) apresentou nesta manhã de terça-feira (22) no plenário Newton Mirada em sessão da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) Nota Técnica nº 02/2019 sobre ausência de previsão legal na composição do Conselho Penitenciário (COPEN).

A nota versa no que tange ao Projeto de Lei (PL) de autoria do Executivo Estadual nº 316 /2019, que dispõe sobre a transformação da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (SUSIPE) em Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) e entre as propostas contidas no projeto existe a de alteração da atual composição do COPEN.

Conforme ao que estabelece a Lei Nº 7.210 (lei de execução penal) o COPEN é um órgão Colegiado composto por seis instituições, sendo elas: Conselho Regional de Medicina; Defensoria Pública do Estado; Defensoria Pública da União; Ministério Público Estadual; Ministério Público Federal; e Ordem dos Advogados do Brasil.

De acordo com a Nota Técnica o Conselho “(…) por ser um órgão de fiscalização e controle do Poder Público, não pode se unificar ou manter qualquer tipo de subordinação a outro órgão ou agente público da Administração Penitenciária, e assim funciona em todos os estados da federação, através de seus Conselhos Estaduais, não há previsão legal, em suas composições qualquer assento destinado ao poder executivo”.

Para ler a Nota Técnica nº 02/2019 completa: clique aqui


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.