Consequências da privatização dos Correios é o tema de audiência pública na Alepa

Sem categoria
Presente em mais de cinco mil cidades do  Brasil  / Foto: Andréa Regina de Araújo Lima

Para discutir sobre as consequências que a privatização dos Correios poderá acarretar para a sociedade a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do Estado do Pará (SINCORT/PA), realizará uma audiência pública nesta quinta-feira (22) no auditório João Batista, na sede da ALEPA às 14h.

Na primeira semana do mês, dia 2, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que a privatização dos Correios “está no radar” do seu governo. Uma das principais implicações que a privatização poderá acarretar é o fim da universalização de serviços postais e o comprometimento do acesso a políticas públicas por parte da população; o envio e distribuição de vacinas e entrega de livros didáticos são realizados pelos Correios.

Israel Rodrigues, presidente do SINCORT, informa que em municípios pequenos com pouca receita são os Correios que oferecem serviços bancários, com a ameaça da privatização a população ficará ou sem o serviço ou terá que se descolar para outras cidades.

Ele ainda completa que é a entidade federal mais presente no território nacional, com agências em cerca de cinco mil municípios do país. Em se tratando da realidade Amazônica de dimensões continentais e onde o acesso à comunicação ainda é precário em algumas localidades são os Correios que mantém um elo de presença do Estado. No Pará existem cerca de 170 agências em todo o estado.

“Às vezes os Correios são as únicas instituições públicas de uma região, não tem banco, não tem INSS; os Correios fazem também alguns serviços do INSS, ele poderia ser um porta-voz se tivesse investimento e entendimento geral do governo”, diz Rodrigues.

De acordo com dados da União Postal Universal (UPU), agência da ONU responsável por regulamentar o serviço postal no mundo, dos 192 correios do mundo, apenas oito são privatizados (Malásia, Malta, Países Baixos, Cingapura, Líbano, Portugal, Aruba e Grã-Bretanha). Outros oito os serviços postais contam com participação privada.

O momento da audiência também será de lançando da campanha nacional em defesa dos Correios no Pará: Correios. Orgulho de um país inteiro. Nas redes sociais a campanha tem sido mobilizada com a hashtag #TodosPelosCorreios.

SERVIÇO

DATA: 22/08/2019

HORÁRIO: 14H

LOCAL: Auditório João Batista na Assembleia Legislativa do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.