Bordalo solicita restauro da Praça do Escoteiro em Belém

Inaugurada em 1938, na gestão do Prefeito Abelardo Condurú, a Praça do Escoteiro caminha para seus 83 anos.
Foto/Reprodução: Sarah Sousa/Ascom Bordalo

O Deputado Bordalo (PT), Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) apresentou nesta terça-feira (20), durante sessão ordinária, moção que solicita a revitalização da Praça do Escoteiro e a substituição da estátua de bronze do Escoteiro Caio Viana Martins, furtada em 2018 no bairro da Campina em Belém.

O monumento foi furtado durante a madrugada, sendo serrado de sua base, levado por criminosos e até hoje nunca recuperado, não havendo até o momento informações que apontem a possibilidade de recuperar este patrimônio público histórico.

O documento encaminhado na Casa Legislativa, pelo Deputado Bordalo, pede a reparação dos problemas de estrutura, limpeza e conservação da praça e sugere que, no lugar da estátua furtada, seja reinserido um monumento similar alusivo ao Escoteiro.

Leia Mais: Presidente da CDHDC- Alepa pede o afastamento do delegado da DECA de Marabá

A União dos Escoteiros do Brasil tem história, foi fundada em 20 de junho de 1919, pelo Almirante Benjamim Sodré. Em 2021, a fundação do escotismo no Pará, comemora seu aniversário de 102 anos.

Desde de 23 de julho de 1928, o Movimento Escoteiro é considerado Utilidade Pública Federal, pelo Decreto nº 5.497 e são uma organização que atua de maneira voluntária e conta com a colaboração de adultos.

Possuem um viés educacional para jovens e crianças e se propõe a contribuir para que seus integrantes assumam autonomia, especialmente do caráter, ajudando-os a desenvolver suas habilidades físicas, intelectuais, sociais, entre outras potencialidades sendo úteis para suas comunidades.

A solicitação foi direcionada para a Prefeitura de Belém, à Secretaria de Urbanismo (SEURB) e encaminhada ao conhecimento da União dos Escoteiros do Brasil- Região do Pará.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Tamanho da Fonte