Imagem ilustrativa
Entrou na pauta desta terça-feira (25) da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), o Projeto de Indicação n° 32/2018 de autoria do Deputado Bordalo que dispõe sobre a estadualização da estrada municipal da Vila do Novo Horizonte, no Município de Nova Esperança do Piriá que se conecta à PA-124.
O deputado atendeu à solicitação de Rosivaldo Galdino, ex-vereador e presidente do PT de Nova Esperança do Piriá, e Antonio Nilton, ex-prefeito. A estrada vicinal que liga a Vila do Novo Horizonte à sede do município de Nova Esperança do Piriá, possui aproximadamente 18 km, bastante utilizada pela população de cerca de 4 mil pessoas. É considerada importante via de tráfego para a população e para o escoamento da produção rural da região.
Atualmente os moradores enfrentam muitas dificuldades com as péssimas condições da estrada / vicinal que piora bastante em períodos de chuva. A população relata preocupação quanto ao tráfego de veículos pelo local, sobretudo o transporte escolar que leva adolescentes da Vila para a sede do município de Nova Esperança do Piriá. São buracos cheios de lama no meio da estrada, causando riscos diários à população.
As estradas vicinais são de extrema importância econômica, social e ambiental para uma região. Economicamente são responsáveis pelo escoamento da produção agrícola e o consequente abastecimento das zonas urbanas. Através delas que os insumos agrícolas necessários à produção chegam às propriedades rurais. A conservação das estradas influi diretamente no custo do transporte e na qualidade do produto transportado. Quando as estradas são deterioradas e ruins acabam por causar danos aos veículos, e às vezes até impossibilitam o tráfego, provocando a utilização de rotas mais longas e maiores consumos de combustível.
O maior tempo gasto no transporte diminui o tempo de prateleira, e as estradas em péssimas condições de conservação geram perdas na qualidade dos produtos, impactando no seu preço final. A estadualização levará imenso benefício aos usuários e moradores das vilas, beneficiando também o investimento e incentivo para a melhoria na produção da agricultura familiar.