fbpx

A juventude tem que votar e ter projetos


Merece os apalusos de todos e todas a iniciativa do nosso Tribunal Regional Eleitoral , presidido pelo desembargador João Maroja, de cumprir a Constituição Federal brasileira na busca por estimular a participação política da juventude, que oferece o direito ao voto a partir dos 16 anos, para que essa meninada comece a experimentar a participação política, fazendo opções por projetos e ideologias, além de se aproximarem da democracia como método de transformação do mundo segundo suas idéias. O que, diga-se de passagem, nada tem a ver com a discussão da redução da idade penal, que é o avesso da cidadania juvenil representada pelo primeiro título aos 16.

Em 2009, o TRE, na figura do desembargador Maroja, se reuniu com os representantes das juventudse partidárias e juntos formularam propostas de inserção de jovens ao processo político e à conscientização ao voto democrático, planejando ações para este ano eleitoral de 2010. Agora, começam as metas do planejamento estratégico realizado.

Segundo dados do TSE, o Pará, até março de 2009, mantinha cadastrado na Justiça Eleitoral apenas 3% dos eleitores com a idade entre 16 e 17 anos.

Uma proposta para ampliar esse alistamento eleitoral da juventude é levar a possibilidade da retirada de título para as escolas e centros comunitários, onde se promova uma explicação geral do regime democrático aos jovens e se possibilite um breve e plural debate entre propostas políticas das juventudes partidárias, oportunizando, após isso, que o jovem daquela comunidade possa tirar ali mesmo seu direito de votar. Essa experiência foi feita com sucesso no interior de São Paulo.

Por outro lado, embora eu seja um entusiasta dos avanços do governo petista nas políticas de juventude, é hora dos jovens políticos das juventudes partidárias conseguirem elaborar uma plataforma mínima para a juventude paraense, com pontos consensuais a despeito das diferenças ideológicas e programáticas gerais mais profundas, que possa impedir retrocessos e ampliar direitos e oportunidades para a população de 15 a 29 anos do nosso estado.

Veja Mais

Rolar para cima