Viúva de Dezinho vai ter pensão e indenização por danos morais e materiais

Nesta quarta-feira 26, aprovamos na Assembleia Legislativa do Pará, projeto de lei que autoriza o pagamento da indenização e pensão da viúva de José Dutra da Costa, o Dezinho, assassinado em novembro de 2000 por uma quadrilha de grileiros e fazendeiros da região, quando era presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Rondon do Pará.

Dona Joelma, como é conhecida, receberá a importância de 40 mil reais, a título de indenização por danos morais e materiais, conforme estabelecido no Acordo de Solução Amistosa firmado entre o estado brasileiro e os peticionários perante a CIDH/OEA – Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos.

Além disso, fica o Estado responsável pelo pagamento de pensão legal, vitalícia e personalíssima, em caráter especial, no valor de R$ 765,00 à viúva da vítima. É lógico que esse foi apenas um passo dado, pois este crime ainda impune clama por justiça. Entidades que acompanham o caso exigem que o Poder Judiciário finalize o processo que tramita há 11 anos e que julgue os mandantes do assassinato. No próximo dia 26 de novembro, um ato público deve acontecer em Rondon do Pará para lembrar a morte de Dezinho e pedir por justiça.

Histórico – O sindicalista José Dutra da Costa, o “Dezinho”, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Rondon, foi morto com três tiros em novembro de 2000. Mesmo ferido, Dezinho lutou com o pistoleiro Wellington de Jesus Silva e, antes de morrer, caiu dentro de uma vala, por cima do pistoleiro, impedindo a sua fuga. Preso, Wellington foi levado à delegacia e confessou ter recebido R$ 2 mil e um revólver do fazendeiro José Décio Barroso Nunes, o “Delsão”, para assassinar o sindicalista.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.