Vá em paz comandante Chávez! O povo venezuelano chora a perda de seu grande líder, ocorrida ontem, após uma luta contra o câncer . desde 2011. Com a morte do presidente Hugo Chávez, fecha-se um ciclo e se abre outro no processo da Revolução Bolivariana. Que continua e como diz o nosso companheiro Lula, “o exemplo de Chávez continuará iluminando a Venezuela”.
A mensagem da presidenta Dilma: grande amigo do Brasil
“Hoje, com tristeza digo para vocês que morreu um grande latino-americano: o O presidente da Venezuela, Hugo Chávez Frias. Esta morte deve encher de tristeza todos os latino-americanos e os centro-americanos”, disse. “O presidente Chávez foi, sem dúvida, uma liderança comprometida com o país e com o desenvolvimento dos povos da América Latina. Em muitas ocasiões o governo brasileiro não concordou integralmente com o presidente Hugo Chávez. Hoje, como sempre, o consideramos uma grande liderança, uma perda irreparável e, sobretudo, um grande amigo do Brasil, um amigo do povo brasileiro.”
Lula: o exemplo de Chávez continuará iluminando a Venezuela
“Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do presidente Hugo Chávez. Tenho orgulho de ter convivido e trabalhado com ele pela integração da América Latina e por um mundo mais justo. Eu me solidarizo com o povo venezuelano, com os familiares e correligionários de Chávez, neste dia tão triste, mas tenho a confiança de que seu exemplo de amor à pátria e sua dedicação à causa dos menos favorecidos continuarão iluminando o futuro da Venezuela.”
Da ex-governadora Ana Júlia em seu facebook
Adeus Comandante Hugo Chávez!
Estou triste. Mas com certeza mais triste, devem estar milhões de venezuelanos beneficiários das políticas públicas da sua Grande Revolução Bolivariana. Um conjunto de políticas públicas que beneficiaram os mais pobres e inciaram um processo de distribuição de riqueza. Na Venezuela, antes de Chávez, uma elite conservadora, preferia fazer supermercado em Miami, que preocupar-se em garantir alimentos ao povo Venezuelano!
Sou testemunha do esforço de Chávez, de produzir alimentos e riquezas na Venezuela, para não depender tanto das importações de alimentos. Testemunhei o aumento do comércio entre Venezuela e o Pará, beneficiando o povo paraense com criação de renda e empregos, nas empresas que passaram a exportar mais para a Venezuela. E também o crescimento da renda dos produtores rurais que exportavam bois e também búfalos para a Venezuela.
Comandante Chávez: não esquecerei jamais seu compromisso com o povo mais necessitado da Venezuela e da América Latina! Seu oferecimento de levar brasileiros e brasileiras para operar de catarata gratuitamente, no Hospital Público da Venezuela que já operou milhares de pessoas.
Está gravada na minha memória e no meu coração sua simpatia e seu carinho com o povo do Pará. E posso também afirmar, seu carinho comigo. Defendendo sempre uma parceria entre o Pará e a Venezuela.
Hoje é uma noite triste.
O Comandante Chávez morreu. Mas seus ensinamentos Comandante Chávez, ficarão para sempre!
Adiós Chávez!!