HOMENAGEM

Usina da Paz do Benguí poderá ser nomeada de Padre Bruno Sechi

A proposta é fruto do Projeto de Lei de autoria do deputado Bordalo que busca enfatizar a importância Padre Bruno no cultivo da educação e da paz em Belém

Em homenagem ao legado de Padre Bruno Sechi o deputado Bordalo (PT) apresentou nesta terça-feira (29), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), o Projeto de Lei (PL) que quer nomear a Usina da Paz do bairro do Bengui de Usina da Paz Pe. Bruno Sechi.

Natural da Sardenha, na Itália, Padre Bruno Sechi tem uma história de mais de 50 anos em Belém do Pará, com forte atuação em defesa da justiça social e cultura de paz na cidade terra onde ele se sensibilizou com a vida difícil de famílias de moradores da periferia e criou, o então chamado Movimento da República do Pequeno Vendedor, em 1970.  

Por meio da educação popular, Padre Bruno reunia jovens e adultos para dar início a um movimento social, hoje denominado Movimento República de Emaús, que busca criar redes de articulação e práticas que resultam em garantir e defender os direitos da criança e do adolescentes, além de prestar assistência social às famílias mais vulneráveis. 

O trabalho desenvolvido pelo sacerdote na República de Emáus tem como legado garantir a proteção e a defesa dos direitos humanos de jovens e crianças de comunidades com elevados índices de violência por meio do acesso à educação, cultura e lazer. 

Na década de 80, padre Bruno ganhou destaque mundial participando das ações políticas no Brasil, que culminaram na criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Usina da Paz- Fortalecendo o legado de Padre Bruno Sechi para o Estado

Blog do Bordalo 05101635 up ag 3191 1
Foto:Bruno Cecim/Agência Pará)

As Usinas da Paz (UsiPaz) integram o Programa Territórios pela Paz (TerPaz), política pública implementada pelo Governo do Estado que objetiva a prevenção à violência, a inclusão social e o fortalecimento comunitário; ações sociais que pautaram a luta de Padre Bruno. 

Bordalo reitera no Projeto de Lei que a  escolha da Usina da Paz que integra o Programa Territórios pela Paz (TerPaz) do bairro do Benguí para receber o nome do Padre Bruno Sechi se deve ao fato de que a  sua área de atuação tem relação direta com as áreas em que o sacerdote e empreendedor social mais atuava e tinha presença constante. 

Além do mais a história de luta do Padre e o legado deixado no que diz respeito à prevenção à violência,  inclusão social e fortalecimento comunitário corrobora com os objetivo do TerPaz, o qual busca promover (em articulação com entes governamentais e não governamentais) o desenvolvimento de uma cultura de paz, com foco na inclusão social e geração de oportunidades e exercícios de direitos. 

FALECIMENTO

No dia 29 de maio deste ano completará dois anos sem o Padre Bruno, que morreu em decorrência de complicações da Covid-19. Na época, a Arquidiocese de Belém informou que ele estava em recuperação da doença, mas as complicações tiveram avanços. Segundo seus familiares, ele passou mal e foi encontrado desacordado em casa. O padre chegou a ser levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu.

O sacerdote tinha 80 anos e atuou em diversas paróquias de Belém, entre elas estão Santa Maria Goreth, no bairro do Guamá e sua última atuação foi na Paróquia São João Paulo II, no bairro do Curió-Utinga.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Pular para o conteúdo