Apresentei ontem, quinta-feira, 12, um projeto-de-lei que institui o 3º domingo do mês de novembro como o Dia Estadual em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito.
Somente no Brasil, a violência no trânsito mata todos os anos quase 1 milhão e 300 mil pessoas, sendo ainda a causa principal de mortes de jovens na faixa etária dos 10 aos 14 anos. O Pará está entre os estados que mais vitima pessoas em acidentes desse tipo.
O Pará deve se esforçar para participar do movimento mundial de sensibilização, que neste domingo vai celebrar mundialmente a memória das vítimas. É necessário que as pessoas tenham maior atenção para essa questão, temos que a incluir nas nossas agendas. Nossos mandatos devem se dedicar a esse assunto.
A Organização das Nações Unidas institui a data mundial em 2005. Este ano o tema da campanha é “Década Global de Ações para Segurança no Trânsito”. A ONU incentiva a celebração desta data não apenas como mobilização social e homenagem aos entes queridos, mas como provocação para que ações efetivas sejam adotadas pelo poder público, pois o problema da mobilidade urbana é uma questão estratégica para o desenvolvimento das cidades.