fbpx

Um Festival de lutas, diversão e propostas


Uma atividade importante e emocionante que participei nesse fim de semana foi o Festival Estadual da Juventude Rural, etapa paraense do que acontece em âmbito nacional, reunindo jovens trabalhadores do campo em momentos políticos, esportivos e culturais, favorecendo debates fundamentais da vida deles e servindo para a elaboração de propostas, mas também um instante para a integração e o lazer que essa juventude tanto precisa, porém ainda carece, ao mesmo tempo em que questões ruins do meio urbano como a drogatização, a criminalidade e a exploração sexual/prostituição avançam sobre a falta de alternativas.

Centenas de rapazes e moças discutiram, no Clube dos Rodoviários de Ananindeua, com BASA, Banco do Brasil, EMATER e outras instituições o crédito do Pronaf Jovem, o acesso ao projeto Minha Primeira Terra, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, os Consórcios Sociais da Juventude Rural, além de idéias para melhorar a vida da juventude camponesa. Após os debates, campeonato de natação, vôlei, futebol de campo e queimada, além da tradicional noite cultural.
À frente de tudo isso, a FETAGRI, através de sua Secretaria de Juventude, hoje coordenada pela jovem Alexa Oliveira, a quem parabenizo pelo sucesso do avento. Essa juventude da FETAGI é formada por valorosos companheiros e companheiras, que assumem tarefas de frente no sindicalismo rural em suas localidades, mas não deixam de organizarem-se como jovens e pelos direitos desse grupo social. São testados, experientes e disciplinados.
Eu e o deputado federal Beto Faro damos todo o apoio à nossa juventude rural da FETAGRI, seja com a presença e articulação política, emendas que garantem inclusão digital na sedes dos sindicatos de trabalhadores rurais nos municípios ou a PEC que possilita jovens dcampesinos a participarem de seleção pública para projetos de assistência técnica e extensão da política agrícola do Pará.
Juventude AS

Durante o Festival, aproveitou para se reunir a coordenação da juventude da Articulação Socialista, minha tendência interna do PT, para discutir as estratégias e plataformas políticas para os desafios de 2010.
Convocaram seu encontro estadual para o dia 17 de abril, que deve contar com a participação de jovens combativos de vários municípios.

Veja Mais

Rolar para cima