Segurança alimentar para os brasileiros, luta de Beto Faro

Blog do Bordalo
Quero parabenizar meu parceiro de lutas e sonhos, deputado federal Beto Faro, que foi relator de um projeto, aprovado no início do mês pela Câmara, fundamental para a agricultura familiar, que abastece 70% do consumo nacional, e para a segurança alimentar dos brasileiros.

A nova proposta homologada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, na qual o deputado Beto é o vice-presidente, muda regras do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal, determinando, por exemplo, que o Estado adquira os produtos agropecuários de agricultores familiares a preços compatíveis com os vigentes no mercado, podendo ser até 30% superiores aos convencionais. O original pretendia apenas incluir produtos extrativos não madeireiros (açaí, castanha e sementes) entre os possíveis de serem comprados pelo PAA e conceder subsídios governamentais a essa atividade.

Quando conversamos sobre essa importante vitória dos nossos trabalhadores rurais, mas também de toda a sociedade, Beto me disse que mudou o projeto por entender que a extensão do PAA para os produtos extrativistas não madeireiros traria prejuízo ao objetivo principal do programa, que é combater a fome e a insegurança alimentar e, ao beneficiar um segmento, haveria desvio de parcela significativa dos recursos para aquisição de produtos não alimentares.

Entre as diretrizes propostas no substitutivo, também consta que os alimentos adquiridos pelo programa poderão destinar-se à formação de estoques públicos, para evitar capítulos conhecidos da nossa História, em que, para assegurar preços, setores empresariais escondiam a produção.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

  1. Depois criticam o Betão. Quem acompanha o mandato dele sabe do compromisso que ele tem com a classe trabalhadora, com os trabalhadores rurais e o combate de conteúdo anticapitalista.
    Valeu deputado Beto Faro!

    Permalink

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.