Governo Jatene tem dinheiro para pagar o piso do magistério, informamos neste blog dia 5 de outubro, 10 dias após o início da greve legítima da educação. Informamos e mostramos as fontes de receita. Havia sobra de caixa no FUNDEB de mais de 200 milhões. O piso poderia ser tranquilamente pago mas, ao invés de resolver o problema criado por ele, o governo Jatene continuou inflamando os professores, tentando por a culpa no governo federal, criou mais e mais impasse, desrespeitou os trabalhadores, os alunos, a sociedade.
Ontem à tarde, por articulação da bancada do PT na Assembleia Legislativa do Pará, o secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC, Carlos Abicalli, esteve reunido com deputados na Alepa, analisou os números e informou que tem verba para pagar o piso dos professores.
Tem e tinha dinheiro, dizíamos. O governo Jatene poderia já ter parado de espichar a corda do impasse da greve que prejudica os estudantes e com certeza não é boa aos profissionais da educação. E precisa parar de tentar jogar a culpa no governo federal. Agir e pagar o que deve. O piso nacional é lei e já é praticado em várias prefeituras do Pará como Juruti, Santarém, municípios que o PT governa.
Como tem dinheiro, Jatene pague o piso e pare de tentar enrolar!