Projeto de Lei institui medidas pedagógicas de prevenção à depressão e suicídio nas escolas do Pará

Sem categoria

No Pará somente no ano passado foram registradas 331 notificações de casos de morte por suicídio. Para enfrentar o debate o deputado Bordalo propôs Projeto de Lei (PL) que dispõe sobre a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, à automutilação e ao suicídio no projeto pedagógico das escolas públicas e privadas do Estado do Pará.

O propositor, que preside a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor (CDHDC-ALEPA), apresentou a matéria nesta terça-feira (24), durante sessão ordinária no auditório Newton Miranda da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) cresceu 18% em dez anos a quantidade de casos de depressão, doença psiquiátrica crônica, comum em todo o mundo. A doença causa à pessoa que sofre com o transtorno um grande sofrimento e acarreta disfunção no trabalho, na escola ou no meio familiar podendo levar, em muitos casos, ao suicídio. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano, sendo a segunda principal causa de morte entre as pessoas com idade entre 15 e 29 anos.

No Pará em 2018 foram registrados 331 mortes de pessoas que tiraram a própria vida, o que corresponde à média de um suicídio a cada 25 horas. O número chega a ser 37,3% superior ao total de casos registrados um ano antes (237). Com essa elevação, a taxa geral padronizada de mortalidade subiu de 2,8 por 100 mil habitantes, em 2017, para 3,9, em 2018.

Trazer o debate para sala de aula é uma das formas de prevenção. Entre as ações propostas pelo parlamentar no Projeto de Lei é a realização de palestras e debates com a comunidade escolar, distribuição de cartilhas de orientação aos pais, alunos, professores e servidores.

A proposta se inspira na Política Nacional de Prevenção da automutilação e do Suicídio do Governo Federal (Lei Federal nº. 13.819/2019), e implementar medidas de âmbito estadual é combater e enfrentar tristes e alarmantes índices.

Com informações site OMS e Shirle Meira – Assessoria Legislativa deputado Bordalo


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.