Covid-19

Projeto de lei estabelece linha de apoio psicológico para profissionais de saúde do Estado

O PL também estende o atendimento aos familiares, que residem com estes profissionais e que precisem de apoio emocional
Foto: Reprodução / Vencer o Câncer

Profissionais da saúde também precisam de apoio psicológico neste momento de pandemia da Covid-19. É o que propõe o Projeto de Lei (PL) de autoria do deputado Bordalo, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

O PL cria de uma Linha de Apoio aos Profissionais da Saúde – LAPS, motivado pela situação de calamidade pública oficialmente decretada, causada pelo novo coronavírus. O atendimento também se estenderá aos familiares que convivem com estes profissionais, como esposa(o), companheira(o), filho(a) e pais. Outras pessoas que residam no mesmo ambiente familiar que esses profissionais terão acolhimento psicológico.

Leia mais: Bordalo sugere isenção no transporte público a profissionais da saúde do estado

De acordo com reportagem veiculada pelo Fantástico, não existe um levantamento oficial do número de profissionais da saúde afastados por infecção da Covid-19. Os dados são gerais, segundo o Governo Federal, o número total de infectados no país é de 38.654. O número de mortes subiu para 2.462. Nas últimas 24 horas, foram registradas 115 mortes provocadas pelo vírus. No Pará, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) atualizou o boletim desta segunda (20) às 13h e o estado registra 902 casos confirmados de covid-19, com 35 óbitos.

Diante deste cenário de enfrentamento, pressão e sobrecarga de trabalho dos profissionais da saúde do Estado. O parlamentar sugere o projeto para prestar acolhimento, orientação e suporte emocional necessários de um especialista em saúde mental, que estará de plantão para este fim.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.