Programa de saúde para policiais no Pará vira projeto de lei do deputado Bordalo

Sem categoria

Projeto de Lei (PL) que cria Programa de Segurança e Saúde no Trabalho aos Agentes de Segurança Pública do Pará, de autoria do deputado Bordalo (PT), foi apresentado nesta terça-feira (21) em sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e visa implementar propostas que garantam a saúde física e mental dos trabalhadores da polícia civil, militar e inspetor prisional.

Como não há uma legislação específica que trata sobre o assunto no país, a proposta se baseia na Portaria Interministerial SEDH/MJ Nº 2, de 15 de dezembro de 2010, que estabelece as Diretrizes Nacionais de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos dos Profissionais de Segurança Pública e no projeto aprovado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Bordalo recorda que no período em que foi relator da Comissão Parlamentar de Inquérito para Apuração a Atuação de Grupos de Extermínio e Milícias no Estado do Pará, conhecida como CPI das milícias, ouviu diversos relatos de problemas de saúde de policiais militares.

“E uma atmosfera [ambiente de trabalho] que leva muitas vezes ao alcoolismo uso de drogas; foram mais de 70 entrevistas com policias militares”, recorda.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2013) aponta que 15,6% dos policias brasileiros já foram diagnosticados com algum distúrbio psicológico, e em torno de 67% dos entrevistados relatam que têm medo de serem mortos dentro e fora do serviço.

Um dos objetivos do PL é “garantir a vida, os direitos e a dignidade dos trabalhadores da segurança; prevenir doenças laborais (físicas e mentais) e a melhoria das condições de trabalho dos agentes de segurança pública, para prevenir ou evitar a morte prematura do trabalhador ou a incapacidade total/parcial para o trabalho”.

O deputado Bordalo, que preside a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa, pediu aos parlamentares presentes celeridade na aprovação do projeto “para se avançar na proteção, cuidado e garantia de direitos da saúde do trabalhador da segurança pública do Estado do Pará”, concluiu.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.