Presidente da Comissão de Direitos Humanos solicita urgência na entrega de títulos aos moradores da Vila Paulo Fonteles em Parauapebas

Sem categoria

Os processos de regularização fundiária em todo o Brasil têm enfrentado entraves, como é o caso da Vila Paulo Fonteles da Área de Proteção Ambiental (APA) do Igarapé Gelado, situado em Parauapebas. Para intermediar o processo o deputado Bordalo (PT-PA) solicitou, por meio de moção, celeridade ao Instituto de Terras do Estado do Pará (ITERPA) na entrega dos últimos Títulos de Terras aos moradores.

Nesta quarta-feira (11) na sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) o deputado protocolou o documento para que seja enviado ofício ao instituto comunicando a solicitação. Bordalo, que preside a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da ALEPA, atendeu ao apelo das lideranças e moradores da referida Vila.

A Vila, antes chamada de Colônia Jader Barbalho, teve sua ocupação nos anos 80. Possui uma área de aproximadamente 60km², localizada ao norte da cidade de Parauapebas, distante deste, cerca de 45km. Há quase 30 anos seus moradores lutam pela regularização fundiária, buscam legitimação da posse, cujo propósito é assegurar à população envolvida segurança jurídica da garantia Constitucional da posse e da propriedade, dando com isso, destinação social e consequentemente desenvolvendo função social da terra.

Grande parte dos moradores da Vila conseguiram regularizar recebendo os títulos de suas terras, mas ainda há muitas famílias lutando por este direito. A regularização fundiária destas terras é considerada a porta de entrada para que todos os agricultores familiares em situação de insegurança jurídica consigam acessar as políticas públicas voltadas para o crescimento do setor.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.