Por uma nova imprensa no Pará e no Brasil


Começa hoje a importantíssima 1ª Conferência Estadual de Comunicação. Ela acontece até amanhã no Parque dos Igarapés, em Belém. O tema é o mesmo da etapa nacional: “Meios para construção de direitos e de cidadania na era digital”, que será de 14 a 17 de dezembro, em Brasília.

É o momento, apesar dos boicotes da ABERT e da ANJ, de construirmos num novo marco regulatório da imprensa brasileira.

Hoje, segundo pesquisa da Vox Populi, a principal fonte de informação do brasileiro ainda é a TV com 55,9% da preferência dos entrevistados, mas o segundo já são os sites de notícias e blogs, com 20,4%, o dobro do público que se informa por jornais impressos, preferidos de 10,5%. E quase três vezes mais do que o rádio, com 7,8%.

Não se pode mais denominar de grande mídia os jornais diários brasileiros, dada a irrelevância das tiragens que têm. A Folha de S.Paulo, por exemplo, considerada um dos três mais influentes jornais do país, vendeu em média 21.849 exemplares diários em bancas em todo o território nacional entre janeiro e setembro de 2009. Uma queda de circulação colossal se compararmos com outubro de 1996, quando a venda avulsa de uma edição dominical da Folha chegava a 489 mil exemplares.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

  1. E os donos do poder já tão sacando a força dos blogs:

    "Convite Você é nosso convidado para um café da manhã com a governadora Ana Júlia Carepa, na próxima segunda-feira, 23, às 8:30, no Palácio dos Despachos. Na pauta os assuntos de interesse do estado e da população e as ações do governo voltadas para o desenvolvimento do Pará.Este encontro, exclusivo para blogueiros, é o primeiro da série Diálogo Aberto que a governadora terá com representantes da mídia em nosso estado.Será um prazer recebe-lo. Paulo Roberto FerreiraSecretário de Estado de Comunicação "

    Permalink
  2. O grande Juvêncio de Arruda estaria muito feliz com esses números e seria presença certa nesses debates deputado. Ele começou toda essa história aqui nas nossas terras.

    Permalink

Deixe uma resposta

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.