fbpx
SAÚDE MENTAL

PL propõe a Semana de Conscientização sobre o Transtorno Bipolar

A proposta também busca lembrar a população sobre a importância da informação
Foto/Divulgação: Ascom Alepa

Com o objetivo de levar conhecimento à população a respeito da saúde mental, o Deputado Bordalo (PT) apresentou nesta quarta-feira (09) durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), o Projeto de Lei (PL) que institui a Semana de Conscientização sobre o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB).

O projeto dá relevância a uma doença recorrente na população, além de ser crônica e grave, apresenta comorbidades psiquiátricas e físicas que aumentam o risco de suicídio.

Leia Mais:  Projeto de lei estabelece linha de apoio psicológico para profissionais de saúde do Estado

A Semana, instituída no calendário oficial de eventos do Estado do Pará, é destinada a toda população paraense, deverá ser realizada anualmente na segunda semana do mês de setembro e com ampla divulgação em toda rede pública e privada de ensino e de saúde do Pará.

Segundo a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA) o Transtorno Bipolar afeta cerca de 140 milhões de pessoas no mundo, esse transtorno pode ser classificado nos seguintes tipos: Transtorno bipolar Tipo I, Transtorno bipolar Tipo II, Transtorno bipolar não especificado ou misto, Transtorno ciclotímico.

O Transtorno Bipolar é um transtorno psiquiátrico grave, que se manifesta tanto em homens quanto em mulheres, provoca alterações no comportamento e leva uma pessoa a oscilar entre momentos de euforia e depressão repentinamente.

Diante dessas constatações, o  PL sugere atividades que podem ser desenvolvidas durante a Semana de Conscientização para fins de orientação e prevenção, com palestras, seminários, rodas de conversas, campanhas educativas em redes sociais e outros meios de comunicação.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.