Parlamentar solicita criação de núcleo da Defensoria Pública em Bujaru

Sem categoria




O deputado estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), apresentou nesta quarta-feira, dia 09, em plenário, pedido de implementação do Núcleo Permanente da Defensoria Pública em Bujaru, em atendimento às reivindicações da população do município. O ofício será encaminhado ao Governo do Estado e à Defensoria Pública do Pará. 

No último dia 05, vereadores, prefeito, juíza, promotor de justiça, autoridades e a população de Bujaru aprovaram, em audiência pública, uma carta de prioridades para diminuir os altos índices de violência no município, solicitando com urgência a implementação do Núcleo Permanente da Defensoria Pública, para atender à maioria da população, que não possui recursos para custear serviços advocatícios e procura o Poder Judiciário na condição de autor ou réu, necessitando continuamente de um advogado ou defensor. Segundo o IBGE, o Pará possui cerca de 8,2 milhões de habitantes, dos quais aproximadamente 5 milhões são considerados juridicamente vulneráveis, ou seja, são cidadãos potencialmente atendidos pela Defensoria Pública. 

“Neste contexto, a Defensoria se torna uma atividade essencial à Justiça, pois sem ela não é possível garantir o pleno exercício da cidadania. Na contramão deste raciocínio, dos 144 municípios paraenses, 88 não contam com defensores públicos, ou seja, em 61% do território paraense, o povo não tem a quem recorrer”, diz o parlamentar. “Aos defensores públicos cabe a missão de reverter a perversa equação da exclusão e da desigualdade social, conferindo voz àqueles que historicamente são prejudicados”. 

JACUNDÁ 

O deputado Carlos Bordalo também solicitou ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE) a elevação da Comarca da cidade de Jacundá para a 2ª entrância, em atendimento às reivindicações dos cidadãos, que sofrem com a escalada de violência e a falta de profissionais para atender o grande número de demandas processuais. 

Recentemente, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Agricultores e Agricultoras Familiares do Município de Jacundá apresentou ao parlamentar uma série de considerações acerca dos problemas enfrentados pelos moradores do município, diante da escalada de violência e da insuficiência da estrutura do judiciário para atender às demandas processuais. O manifesto reúne entidades como sindicatos, igrejas, associação comercial e industrial, associações comunitárias e de bairros, fundações e fóruns. 

“A cidade de Jacundá vem crescendo e se desenvolvendo de forma exponencial nas últimas décadas. Junto com este crescimento, no entanto, surgem novos problemas, em especial na área de segurança pública, como aumento do número de assassinatos, assaltos a bancos, correios e outros. Na mesma proporção aumenta o número de processos no Fórum Civil da cidade. Em contrapartida, faltam juízes, promotores e defensores públicos permanentes no município, capazes de fazer frente às novas demandas, evitando a longa demora na solução de litígios”, analisa o deputado.  

Segundo informações do STRJ, atualmente tramitam no Fórum de Jacundá 6.772 processos, que, por de falta de mais profissionais, sofrem solução de continuidade e, a cada ano, se acumulam novos feitos de anos anteriores não julgados. “A Comarca é de grande porte, porém, apesar desses números, ainda é de primeira entrância e de Vara única, não restando dúvida sobre a urgência e a necessidade de sua elevação para segunda entrância com a instalação de mais uma Vara”, defende Bordalo. 

Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.