Parlamentar defende trabalhadores rurais ameaçados

Sem categoria
Representantes da Associação Pró Reforma Agrária da Transamazônica estiveram, nesta quarta-feira (03), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), onde foram recebidos pelo deputado estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor. Eles vieram tratar da Comunidade 23 de Novembro, localizada em Itupiranga, interior do Estado, onde vivem 54 famílias de trabalhadores rurais sem terra. A área, que soma 2,2 mil hectares, antes improdutiva e parcialmente pública, hoje é cenário de disputa. Segundo o defensor público agrário de Marabá, Rogério Siqueira, a Vara Agrária de Marabá determinou a reintegração de posse, em julho do ano passado, e a decisão pode ser executada a qualquer momento.
As 54 famílias ocupam o terreno desde 2011. Desde então, realizaram diversas benfeitorias na área, iniciando a produção orgânica de diversos tipos de alimentos, como mandioca, farinha, macaxeira, banana, acerola, maxixe, quiabo, alface, limão, milho e batata doce, entre outros, além de criação de pato, galinha caipira e porco. Essa produção é comercializada nas cidades de Marabá e Itupiranga, abastecendo principalmente as feiras.
Na ocupação encontram-se cerca de 77 crianças e adolescentes, idosos e mulheres que são chefes de família, prioridade da reforma agrária. As crianças e os adolescentes estudam na escola pública localizada na ocupação.
Com devido respeito à decisão emanada pelo Tribunal de Justiça do Pará, a Comissão de Direitos Humanos da Alepa apela para a análise da condição socioeconômica das famílias que hoje se encontram economicamente ativas. “Com a reintegração iminente, o destino delas é incerto”, diz o deputado Carlos Bordalo. “É preciso avaliar com cautela e especial atenção a condição socioeconômica das famílias que lá residem e trabalham. Hoje elas cumprem papel de estimada importância, contribuindo com a saúde e o bem-estar de consumidores de alimentos da região metropolitana de Itupiranga e Marabá”, completa o parlamentar.    

Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.