Parabéns, bela morena Belém que completa hoje 397 anos de história, lutas e resistência! Confira a programação de aniversário.

Belém completa hoje 397 anos de história, de resistência. Não estarei na capital de todos os paraenses, porque estarei em atividade parlamentar em Curralinho e São Sebastião da Boa Vista. Mas deixo aqui meus parabéns à linda morena que é Belém! 

Sou curralinhense de origem, brevense de nascimento e belenense por adoção desde os 11 anos.E ligado profundamente a Belém a partir do querido bairro da Sacramenta e da Igreja de São Sebastião.

Parabéns Belém por tanta história e resistência!

Há muito que aqui no meu peito
Murmuram saudades azuis do teu céu
Respingos de orvalho me acordam
Luando telhados que a chuva cantou
O que é que tens feito, que estás tão faceira
Mais jovem que os jovens irmãos que deixei
Mais sábia que toda a ciência da terra
Mais terra, mais dona, do amor que te dei
Onde anda meu povo, meu rio, meu peixe
Meu sol, minha rede, meu tamba-tajá
A sesta, o sossego na tarde descalça
O sono suado do amor que se dá
E o orvalho invisível da flor se espalhando
Cantando cantigas e o vento soprando
Um novo dia vai enunciando, mandando e
Cantando cantigas de lá

Me abraça apertado que eu vou chegando
Sem sol e sem lua, sem rio e sem mar
Coberta de neve
Levada no pranto dos rios que correm
Cantigas no ar
Onde anda meu barco de vela azulada
De foi depenada sumindo sem dó
Onde anda a saudade da infância na grama
Dos campos tranquilos do meu Marajó
Belém, minha terra, meu rio, meu chão
Meu sol de janeiro a janeiro, a suar
Me beija, me abraça que eu
Quero matar a imensa saudade
Que quer me acabar
Sem círio de virgem, sem cheiro cheiroso
Sem a chuva das duas que não pode faltar
Murmuro saudades de noite abanando
Teu leque de estrelas
Belém do Pará!



Confira a programação de aniversário de Belém:



Estação das Docas  –  A partir das 18h, haverá a apresentação do Boi Veludinho, seguido do Balé Folclórico da Amazônia (BFAM). Os visitantes da Estação poderão conferir, ainda, a exposição “Belém da Memória”, que mostrará, através de 35 imagens e textos, a história da capital paraense. A mostra será aberta neste sábado (12) e segue até o dia 28 de fevereiro. As imagens ficarão expostas no Armazém 2 do complexo, com visitação das 10h às 22h, com entrada gratuita.
Theatro da Paz  A paraense de Tucuruí que encantou o país com sua bela voz, Liah Soares, estará em Belém para cantar, pela primeira vez, no Theatro da Paz, no dia 12 de janeiro. A apresentação única faz parte da programação da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) em homenagem à capital paraense. Tudo a partir das 20h, com entrada franca. Os ingressos serão distribuídos no dia da apresentação, a partir das 9h, na bilheteria do teatro. 
Centur  O aniversário de Belém será brindado com o festival “Ver-o-Peso da Nossa Música”, que será realizado nos dias 11 e 12, na Praça do Artista, localizada na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (Centur). O evento contará com shows de Lia Sophia, Arraial do Pavulagem, Dona Onete e Mestre Solano, além da Big Band e do Grupo de Percussão do Programa Vale Música. Tudo com entrada franca, sempre a partir das 19h.
Cine-Líbero Luxardo – Ainda no Centur, o Cine-Líbero Luxardo será reinaugurado no dia 12 de janeiro. Para a comemoração haverá a mostra de filmes do diretor paraense Roger Elarrat, juntamente com um bate-papo com o cineasta após a sessão, que começará às 19h, com entrada franca.
Shopping  O shopping Pátio Belém terá, no sábado, o show da banda Fruta Quente Elétrico, a partir das 17h30.
Mangal das Garças – O parque ecológico faz aniversário no mesmo dia que Belém e para celebrar também os seus oito anos de existência, haverá uma programação gratuita, voltada para o público infantil, com brincadeiras, oficinas e apresentação teatral. Tudo começará 9h, com pintura facial e em seguida haverá a apresentação do espetáculo “Fio de Pão”, do grupo In Bust. Depois, o grupo Extraordinários fará atividades de recreação, propondo às crianças um tipo diferente de jogo de tabuleiro. 
CAN – Compondo a programação oficial da Prefeitura de Belém, o projeto “Amar-te Belém” promove uma noite de espetáculos na Praça Santuário de Nazaré, com a apresentação das bandas da Guarda Municipal de Belém, regida por Carlos Eduardo Lima, e a banda sinfônica do Colégio Lauro Sodré, regida por Silas Borges. A dança também estará presente com as apresentações da coreografia “Ama Belém”, da Escola de Dança Clara Pinto; em seguida, subirá ao palco a companhia de dança Cabana com o espetáculo “Subúrbios”, depois a companhia de dança Ana Unger, com “Ritmos do Pará”. A aclamada banda Warilou encerra a programação.
Icoaraci e Mosqueiro  Nos dois distritos haverá a projeção de filmes em praça pública, às 19h, também integrando a programação do “Amar-te Belém”. Serão exibidos os curtas “Pássaros Andarilhos e Boi Voadores”, de Luiz Arnaldo Campos; “Manga Belém”, de Suelen Pavão; “Enquanto Chove”, de Alberto Bitar e Paulo Almeida e “Belém anos 80”, com comentários de Allan Kardec.
Cine Olympia – De 14 a 18 de janeiro o Cine Olympia será sede da “Mostra Pará”, com exibição às 17h,  de produções de realizadores paraenses .  Às 20h, a programação do “Amar-te Belém” terá a sessão Parazinho, com uma coletânea de curtas.
Ver-o-Peso – No mais famoso ponto turístico da cidade será montado um bolo de 20 metros de comprimento e quase meia tonelada de peso (450kg). A tradicional “delícia” gigante é um presente do Sindicato da Indústria da Panificação, que será distribuído à população após cantar os parabéns para Belém, às 8h. Ainda durante o dia 12, várias equipes do programa Pro Paz estarão no mercado realizando serviços como emissão de carteiras de identidade, carteira de trabalho e atendimento de saúde, educação no trânsito, ônibus biblioteca, oficina de bonecos, além do Balcão da Juventude e educação ambiental. Na Boulevard Castilho França haverá shows no horário de 9h e 16h.
Orla de Belém –  A prefeitura municipal promove shows com atrações regionais, das 17h às 22h.
Museu – Um dos presentes que a cidade irá ganhar será a incorporação de três imagens barrocas de Maria e uma gravura do pintor italiano Righini, que retrata a capital paraense no século XIX, ao acervo do Museu de Arte Sacra. Toda a programação é gratuita, iniciando a partir das 9h30, na Igreja de Santo Alexandre. O evento conta com a participação do Coro Lírico do Festival de Ópera, acompanhado pela pianista Ana Maria Hadad, com regência do maestro Vanildo Monteiro. 
Complexo Feliz Lusitânia – No sábado, às 10h30, no Forte do Presépio, os canhões serão acionados para uma salva em homenagem ao aniversário de Belém. A trilha sonora será da Banda Sinfônica do Exército. As comemorações seguem durante a noite, a partir das 19h, com o lançamento do “Cine Osga – Cinema de Parede”, promovido pelo Museu da Imagem e do Som do Pará, que projetará no paredão da Casa das 11 Janelas a Mostra de Cinema do aniversário de Belém com três filmes: “Invisíveis Prazeres do Cotidiano”, de Jorane Castro; “Enquanto Chove”, de Alberto Bitar e Paulo Almeida; e “Belém 350 anos”, de Líbero Luxardo.
(Daniele Brabo/DOL, com informações de assessoria)

Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Tamanho da Fonte